Título: | MASCULINIDADES, INTERSECCIONALIDADE E PROTEÇÃO SOCIAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO: ANÁLISE A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA | ||||||||||||
Autor: |
NATALIA MAROUN |
||||||||||||
Colaborador(es): |
ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 02/MAI/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66553&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66553&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66553 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A partir de uma perspectiva interseccional e relacional de gênero, este
estudo propõe analisar presenças masculinas no espaço de uma escola pública, com
foco na dimensão de proteção social da política de educação e nas experiências de
exercício de cuidados por familiares homens. Tendo como base o ambiente escolar
para produção de dados empíricos, a tese apresenta e discute (des)conexões entre
as políticas educacionais e os sistemas de proteção social, considerando que as
escolas públicas representam um instrumento essencial de atendimento às famílias
da classe trabalhadora. Como eixo norteador, a intersecção de raça, classe e origem
surge enquanto categoria central de análise ao abordar as identidades masculinas
presentes no âmbito escolar (quem são esses homens e o lugar por eles ocupado),
evidenciando relações de poder existentes e suas manifestações, sobretudo quanto
ao modo como outras concepções de masculinidades, à margem da hegemônica,
são representadas nesse espaço. Para tanto, foram realizadas entrevistas
semiestruturadas com profissionais da escola e com familiares homens que cuidam
dos filhos. Como principais resultados, destacam-se a visão protetora da escola,
os conflitos e tensões de gênero entre os profissionais presentes no âmbito escolar,
bem como a necessidade de reflexões que relacionem identidades masculinas não
hegemônicas ao cuidado, tecendo apontamentos acerca de possíveis caminhos
alternativos à naturalização dessa categoria como consequência quase exclusiva da
divisão sexual (e racial) do trabalho e contribuindo, portanto, para uma maior
articulação entre gênero, política de educação e proteção social.
|
|||||||||||||
|