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Título: O PAPEL DO DESIGNER EM PROGRAMAS AMBIENTAIS: UMA ANÁLISE ACERCA DO MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor: AILTON DOS SANTOS LEITE
Colaborador(es): RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
HEDY SILVA RAMOS DE VASCONCELLOS - Coorientador
Catalogação: 27/JUN/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6642&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6642&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6642
Resumo:
A Educação Ambiental é hoje um tema recorrente no nosso dia a dia. A questão ambiental não pode ser mais relacionada somente com a área biológica ou confundida com a Ecologia e a Educação Ambiental como um assunto a ser discutido apenas nas ocasiões nas quais ocorrem desastres ambientais. O conceito atual de Educação Ambiental engloba a participação do cidadão como ator participante neste cenário. Não é restrito a florestas, campos, mares ou qualquer outro ecossistema natural, abrange a todos os ambientes nos quais vivemos e interagimos, tais como nossa casa, nosso local de trabalho, o logradouro público ou nossa comunidade. Os programas ambientais são, em sua maioria, pautados em práticas pedagógicas formais que utilizam a escrita como linguagem. Este formato, em um país como o Brasil, onde os índices de analfabetismo ainda são altos e os índices de escolaridade baixos, encontra pouca eficácia nos resultados de sua proposta. Neste contexto, a Comunicação e seus meios de difusão aliados ao Design, principalmente no tocante a comunicação visual, podem ser instrumentos valiosos para o levantamento e a elaboração de novas técnicas metodológicas que privilegiem a produção do saber e a construção de uma consciência cidadã de cunho ambiental. O Design, a Comunicação e a Educação Ambiental apresentam relações interdisciplinares notáveis, as quais, ao longo do texto, são destacadas através de citações, referências bibliográficas, e de um breve relato sobre um estudo de caso, onde foram experimentadas as teorias acerca do relacionamento interdisciplinar entre essas áreas que pode agregar novos saberes e novos valores nos processos de construção do saber e de cidadania sem para isso haja uma descaracterização cultural.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CAPÍTULO 5 PDF      
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS PDF