Título: | O PAPEL DO DESIGNER EM PROGRAMAS AMBIENTAIS: UMA ANÁLISE ACERCA DO MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
AILTON DOS SANTOS LEITE |
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Colaborador(es): |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador HEDY SILVA RAMOS DE VASCONCELLOS - Coorientador |
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Catalogação: | 27/JUN/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6642&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6642&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6642 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A Educação Ambiental é hoje um tema recorrente no nosso
dia a dia. A
questão ambiental não pode ser mais relacionada somente
com a área biológica
ou confundida com a Ecologia e a Educação Ambiental como
um assunto a ser
discutido apenas nas ocasiões nas quais ocorrem
desastres
ambientais. O
conceito atual de Educação Ambiental engloba a
participação do cidadão como
ator participante neste cenário. Não é restrito a
florestas, campos, mares ou
qualquer outro ecossistema natural, abrange a todos os
ambientes nos quais
vivemos e interagimos, tais como nossa casa, nosso local
de trabalho, o
logradouro público ou nossa comunidade. Os programas
ambientais são, em sua
maioria, pautados em práticas pedagógicas formais que
utilizam a escrita como
linguagem. Este formato, em um país como o Brasil, onde
os
índices de
analfabetismo ainda são altos e os índices de
escolaridade
baixos, encontra
pouca eficácia nos resultados de sua proposta. Neste
contexto, a Comunicação
e seus meios de difusão aliados ao Design,
principalmente
no tocante a
comunicação visual, podem ser instrumentos valiosos para
o
levantamento e a
elaboração de novas técnicas metodológicas que
privilegiem
a produção do
saber e a construção de uma consciência cidadã de cunho
ambiental. O Design,
a Comunicação e a Educação Ambiental apresentam relações
interdisciplinares
notáveis, as quais, ao longo do texto, são destacadas
através de citações,
referências bibliográficas, e de um breve relato sobre
um
estudo de caso, onde
foram experimentadas as teorias acerca do relacionamento
interdisciplinar entre
essas áreas que pode agregar novos saberes e novos
valores
nos processos de
construção do saber e de cidadania sem para isso haja
uma
descaracterização
cultural.
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