Título: | A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS DISCURSOS DAS EDTECHS NO BRASIL | ||||||||||||
Autor: |
GISELLE DE MORAIS LIMA |
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Colaborador(es): |
GISELLE DE MORAIS LIMA - Orientador |
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Catalogação: | 08/ABR/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66386&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66386&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66386 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho procura olhar para as tecnologias educacionais – especialmente
aquelas com Inteligência Artificial (IA), a grande promessa da atualidade – a partir
de questionamentos críticos, evitando a ideia de neutralidade que comumente é
atribuída a elas, inclusive na literatura acadêmica. O objetivo geral é analisar
discursos sobre IA promovidos por empresas de tecnologia educacional (edtechs)
que oferecem tecnologias voltadas para o ensino-aprendizagem. Os específicos são:
1) examinar como a IA é concebida nos discursos das edtechs; 2) investigar os
papéis atribuídos às tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem e 3)
caracterizar as concepções de educação veiculadas nesses discursos. A Análise de
Discurso Crítica foi o referencial teórico-metodológico que orientou as análises,
partindo das categorias dos pressupostos, escolhas lexicais e modalidade. O corpus
é composto de textos retirados dos sites e de dezessete postagens do Instagram de
três empresas selecionadas: a Letrus, a Educacross e a Jovens Gênios. Nos discursos
analisados, a IA é concebida como solução para diversos problemas educacionais e
posicionada ora como sujeito, ora como ferramenta para a aprendizagem. A IA
aparece com o papel de personalizar a educação, tornando a aprendizagem mais
significativa e a educação mais objetiva e eficiente, baseada em dados, democrática
e inovadora, além de capaz de suprir deficiências do trabalho docente. As empresas
difundem uma concepção de educação baseada em desempenho, organizada por
competências e habilidades, individualista, marginalizando a relação entre
educador e estudante. Os discursos expressam um ideal de educação que valoriza a
qualificação individual em detrimento das dimensões de socialização e
subjetivação, portanto distante de ideais de formação ampla e transformação social.
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