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Título: EXPERIÊNCIAS DE JOVENS TRANSGÊNEROS EM SUAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES
Autor: EVERALDO DE TOLEDO
Colaborador(es): IRENE RIZZINI - Orientador
MARCO JOSE DE OLIVEIRA DUARTE - Coorientador
Catalogação: 04/ABR/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66365&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66365&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66365
Resumo:
Este trabalho tem origem no meu interesse por um tema ainda subdiscutido: a presença reduzida de pessoas transgêneros na trajetória escolar. O foco são os jovens transgêneros no contexto escolar, pertencentes a diversos grupos sociais, visando reconhecer as suas narrativas e enfatizar as suas vozes e experiências ao longo das trajetórias escolares. A pouca discussão em torno desse grupo específico tem sido uma motivação central para minha dedicação a estudos e pesquisas relacionados ao tema. A presente dissertação de mestrado busca, como objetivo central, compreender as experiências de jovens transgêneros em suas trajetórias escolares na cidade do Rio de Janeiro, suas experiências cotidianas, perspectivas, preconceitos e estereótipos vivenciados por esses jovens na escola, como a falta de apoio e as barreiras ao aprendizado. O projeto desdobra-se em três objetivos específicos: (1) Analisar as trajetórias escolares dos jovens transgêneros, destacando aspectos relacionados à permanência ou evasão escolar e os motivos subjacentes a essas decisões; (2) Verificar como a questão da transidentidade no contexto juvenil é tratada nas leis e nas políticas públicas, por meio de uma revisão documental da literatura, com especial foco na cidade do Rio de Janeiro; (3) Realizar entrevistas individuais em profundidade com jovens transgêneros, na faixa etária entre 18 e 29 anos, especialmente em relação às suas experiências escolares. Esta pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, permitiu que esses jovens compartilhassem suas narrativas e reflexões sobre suas vivências transgênero, em particular sobre a sua jornada no âmbito escolar e nos possibilitou, desta forma, contribuir para o debate sobre o tema.
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