Título: | CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DOS GRUPOS EDUCACIONAIS DE CAPITAL ABERTO: A LÓGICA EMPRESARIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | ||||||||||||
Autor: |
LUDMILA BIANCA SCHULZ DE SOUZA |
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Colaborador(es): |
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 01/ABR/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66340&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66340&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66340 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Nas últimas décadas, o capital financeiro tornou-se cada vez mais
fortemente presente na educação nacional, refletindo a influência crescente de
organismos internacionais na formulação de políticas para a área. Segundo dados
do Censo da Educação Superior (ES) de 2022, o Brasil contava com 1.449
Instituições de Ensino Superior (IES) privadas com fins lucrativos, as quais tinham
apenas 34 por cento de seu alunado matriculado em cursos presenciais. O aumento de 189 por cento
no número de cursos a distância entre 2018 e 2022 se reflete em números
particularmente preocupantes no que diz respeito à formação de professores
oferecida em cursos de Pedagogia. Em 2022, quase 80 por cento do total de 821.864
matrículas nesses cursos concentrava-se no Ensino a Distância (EaD). Nesse
contexto, caracterizado por uma forte presença da tecnologia e uma ótica mercantil
da educação, a presente pesquisa teve como objetivo analisar como se apresentam
os cursos de Pedagogia, na modalidade a distância, das IES que compõem os
principais grupos educacionais de ES privado de capital aberto do Brasil. Esse
objetivo desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: (1) Analisar as
concepções de educação presentes nos discursos dos sites dos principais grupos
educacionais da rede privada do país; (2) Examinar o papel ocupado pela tecnologia
na formação de professores nos programas apresentados nos sites dos principais
grupos educacionais da rede privada; (3) Analisar as articulações estratégicas
baseadas em ideias de inovação dos principais grupos educacionais da rede privada,
utilizadas para apresentar suas ofertas como soluções modernas. Foi conduzida uma
pesquisa documental de cunho qualitativo, tendo como corpus uma seleção de
materiais de divulgação dos cursos de Pedagogia a distância oferecidos por duas
instituições integrantes dos maiores conglomerados em operação no país: a
Ahanguera, pertencente ao Grupo Cogna Educação, e a Estácio de Sá, que faz parte
do Grupo Yduqs. Além dos materiais disponibilizados abertamente nos sites dessas
IES, o corpus incluiu os relatórios de sustentabilidade dos respectivos grupos às
quais pertencem as instituições escolhidas para o estudo. Os materiais foram
submetidos a uma análise de conteúdo categorial temática, informada por literatura
pertinente à formação de professores, suas políticas e oferta na modalidade a
distância, bem como a aspectos relativos à presença da tecnologia na educação. A
análise sugere que a formação inicial do docente se constitui, na divulgação feita
pelas empresas, como um processo acelerado, pragmático, focado em competências
e habilidades voltadas principalmente para demandas escolares imediatas. O papel
do professor é redefinido como o de um facilitador do processo de aprendizagem,
uma ideia associada à necessidade de readequação do perfil docente às ditas
exigências da reestruturação produtiva e às demandas do mercado de trabalho.
Sugere-se, também, que, à formação de professores a distância, associa-se uma
demanda secundária por produtos como soluções integradas de gestão, recursos
didáticos e plataformas educacionais, tanto para o ensino superior quanto para a
educação básica. A pesquisa aponta para a necessidade de estudos que rompam
com o reducionismo tecnicista presente na formação docente a distância, cuja
ênfase recai sobre os métodos de integração de tecnologias no contexto educacional
para que alunos e professores desenvolvam as competências necessárias ao alcance
de objetivos e resultados previamente definidos para um mercado em crescente
expansão.
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