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Título: CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DOS GRUPOS EDUCACIONAIS DE CAPITAL ABERTO: A LÓGICA EMPRESARIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor: LUDMILA BIANCA SCHULZ DE SOUZA
Colaborador(es): GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA - Orientador
Catalogação: 01/ABR/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66340&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66340&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66340
Resumo:
Nas últimas décadas, o capital financeiro tornou-se cada vez mais fortemente presente na educação nacional, refletindo a influência crescente de organismos internacionais na formulação de políticas para a área. Segundo dados do Censo da Educação Superior (ES) de 2022, o Brasil contava com 1.449 Instituições de Ensino Superior (IES) privadas com fins lucrativos, as quais tinham apenas 34 por cento de seu alunado matriculado em cursos presenciais. O aumento de 189 por cento no número de cursos a distância entre 2018 e 2022 se reflete em números particularmente preocupantes no que diz respeito à formação de professores oferecida em cursos de Pedagogia. Em 2022, quase 80 por cento do total de 821.864 matrículas nesses cursos concentrava-se no Ensino a Distância (EaD). Nesse contexto, caracterizado por uma forte presença da tecnologia e uma ótica mercantil da educação, a presente pesquisa teve como objetivo analisar como se apresentam os cursos de Pedagogia, na modalidade a distância, das IES que compõem os principais grupos educacionais de ES privado de capital aberto do Brasil. Esse objetivo desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: (1) Analisar as concepções de educação presentes nos discursos dos sites dos principais grupos educacionais da rede privada do país; (2) Examinar o papel ocupado pela tecnologia na formação de professores nos programas apresentados nos sites dos principais grupos educacionais da rede privada; (3) Analisar as articulações estratégicas baseadas em ideias de inovação dos principais grupos educacionais da rede privada, utilizadas para apresentar suas ofertas como soluções modernas. Foi conduzida uma pesquisa documental de cunho qualitativo, tendo como corpus uma seleção de materiais de divulgação dos cursos de Pedagogia a distância oferecidos por duas instituições integrantes dos maiores conglomerados em operação no país: a Ahanguera, pertencente ao Grupo Cogna Educação, e a Estácio de Sá, que faz parte do Grupo Yduqs. Além dos materiais disponibilizados abertamente nos sites dessas IES, o corpus incluiu os relatórios de sustentabilidade dos respectivos grupos às quais pertencem as instituições escolhidas para o estudo. Os materiais foram submetidos a uma análise de conteúdo categorial temática, informada por literatura pertinente à formação de professores, suas políticas e oferta na modalidade a distância, bem como a aspectos relativos à presença da tecnologia na educação. A análise sugere que a formação inicial do docente se constitui, na divulgação feita pelas empresas, como um processo acelerado, pragmático, focado em competências e habilidades voltadas principalmente para demandas escolares imediatas. O papel do professor é redefinido como o de um facilitador do processo de aprendizagem, uma ideia associada à necessidade de readequação do perfil docente às ditas exigências da reestruturação produtiva e às demandas do mercado de trabalho. Sugere-se, também, que, à formação de professores a distância, associa-se uma demanda secundária por produtos como soluções integradas de gestão, recursos didáticos e plataformas educacionais, tanto para o ensino superior quanto para a educação básica. A pesquisa aponta para a necessidade de estudos que rompam com o reducionismo tecnicista presente na formação docente a distância, cuja ênfase recai sobre os métodos de integração de tecnologias no contexto educacional para que alunos e professores desenvolvam as competências necessárias ao alcance de objetivos e resultados previamente definidos para um mercado em crescente expansão.
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