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Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA: A EXPERIÊNCIA DO MESTRADO NO GEORGE PEABODY COLLEGE FOR TEACHERS NOS ANOS 1970
Autor: GETSEMANE DE FREITAS BATISTA
Colaborador(es): JEFFERSON DA COSTA SOARES - Orientador
Catalogação: 26/MAR/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66328&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66328&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66328
Resumo:
A presente tese tem como tema a formação de professores, a partir da compreensão, problematização e análise da qualificação de profissionais para atuação na Educação Especial brasileira, ocorrida nos Estados Unidos da América (EUA), no final da década de 1970. O objeto do estudo é o curso em nível de mestrado realizado no George Peabody College for Teachers. Os sujeitos da investigação são egressos do referido curso. A entrevista semiestruturada, a análise documental e o levantamento bibliográfico integraram os procedimentos metodológicos. A pesquisa apresenta caráter historiográfico: os eventos da história da Educação Especial brasileira foram examinados na contextualização com a educação geral do país e com aspectos da Educação Especial internacional. Os dados analisados permitem identificar o George Peabody College for Teachers como instituição reconhecida para formação para Educação Especial. O mestrado foi realizado no período de um ano, com disciplinas teóricas e práticas, custeado integralmente pelo governo brasileiro. Os egressos eram professores de instituições públicas de ensino, representantes de secretarias de educação e estudantes de graduação em Pedagogia que, ao retornarem ao Brasil, passaram a atuar como docentes e pesquisadores no nível superior, em cursos de habilitação, graduação e pós-graduação e participaram na constituição e consolidação da Educação Especial brasileira. A formação para Educação Especial nos anos 1970 seguiu as normatizações para o curso de pedagogia, estando inserida nas reformas educacionais do período. Como desdobramento dos resultados obtidos, defendemos ter sido a formação realizada no George Peabody College for Teachers constituinte das trajetórias profissionais dos egressos e da consolidação da Educação Especial brasileira. Também sinalizamos para a necessidade de estudos que investiguem as formações realizadas a partir do final dos anos 1970, para a capacitação de profissionais para atuação na Educação Especial, de forma a evidenciar as continuidades e rupturas nas políticas adotadas no contexto brasileiro para este campo.
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