Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: DESIGN E AS RELAÇÕES PROFESSOR-ALUNO: CARTOGRAFIA, PARCERIA E ACOLHIMENTO
Autor: DANIEL ALVES DA COSTA VARGENS
Colaborador(es): JACKELINE LIMA FARBIARZ - Orientador
ANDERSON ANTONIO PEDROSO - Coorientador
Catalogação: 26/MAR/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66326&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66326&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66326
Resumo:
Esta pesquisa busca inspiração em abordagens metodológicas do Design que favoreçam a escuta e o acolhimento e as aproxima da metodologia cartográfica na tentativa de demonstrar que esse encontro potencializa ações no desenvolvimento de atividades fortalecedoras da relação universidade-aluno. Tendo como pano de fundo em seu recorte temporal o biênio pandêmico 2020-2021, fez-se uma reflexão sobre a importância da biografia e do percurso formativo na constituição do processo de pesquisa em sala de aula, com professores e alunos. As palavras parceria, colaboração e acolhimento são termos chave no desenvolvimento deste trabalho, que afirma sua influência nas abordagens metodológicas do Design que trabalham estes conceitos na escuta e mediação de desejos e tensões decorrentes do período de quarentena para situações de ensino-aprendizagem. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa e interpretativa, coletou-se os dados por meio de pesquisa bibliográfica, da observação em campo e da realização de experimento em sala de aula. Reunimos registros de alunos de um curso do ensino superior sobre as relações de sala de aula no contexto da pandemia e discutimos o conteúdo desses registros com a intenção de apontar caminhos futuros para a ação de professores/universidades. Com os resultados do experimento, propomos a cartografia como uma possibilidade de ação sistemática capaz de proporcionar a tangibilização de cenários e situações idealizadas ou desconhecidas pelo grupo que compõe o complexo de relações de sala de aula. Conclui-se que as abordagens metodológicas do Design que trabalham a parceria, a colaboração e o acolhimento são potencializadoras de investigações cartográficas que visem o conhecimento a partir da escuta atenta para projetar novas maneiras de acontecer a sala de aula, construída e renovada constantemente a partir do diálogo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF