Título: | LOJA FÍSICA DE MODA (R)EXISTE: PROJEÇÕES PARA O DESIGN DO PDV FÍSICO DE MODA A PARTIR DA PANDEMIA DO COVID-19 | ||||||||||||
Autor: |
MARIANA DE PAULA VASCONCELOS |
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Colaborador(es): |
CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES - Orientador MONICA SABOIA SADDI - Coorientador |
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Catalogação: | 26/MAR/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66324&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66324&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66324 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O varejo é conhecido como um ambiente competitivo e suscetível às mudanças de mercado.
Assim, as marcas estão sempre se atualizando e inovando, principalmente em seu ponto de venda
físico. A pandemia do Covid-19 acarretou uma aceleração digital no varejo de moda por conta
do período em que as lojas físicas ficaram fechadas, colocando em questão a existência da loja
física. O presente trabalho teve como objetivo repensar o design do ponto de venda físico de
moda, em especial, o visual merchandising, a partir da pandemia do Covid-19. Para isso,
utilizou-se de pesquisas bibliográfica e documental sobre temas relacionados à inovação no
varejo, Covid-19, visual merchandising e tecnologias no ponto de venda; e das pesquisas de
campo com consumidoras brasileiras e com especialistas da área de visual merchandising. Com
base nas informações levantadas foi possível verificar que a loja física de moda e as estratégias
relacionadas ao visual merchandising em um cenário pós-pandêmico estarão ligadas a três
pilares: phygital, sustentabilidade e experiência de marca. A partir deles, foi possível fazer
projeções para o design de varejo de moda. Esses pilares irão aumentar a percepção de valor em
seus produtos e permitir uma maior fidelização de seus clientes. Desse modo, as marcas de moda
precisam repensar suas estratégias no ponto de venda, o que evidencia a importância e o desafio
para o profissional de visual merchandising nesse novo cenário. Assim, a loja física perde sua
relevância como função exclusivamente transacional, sendo considerada como um local de
conexão entre o consumidor e a marca.
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