Título: | VENDEM-SE APARÊNCIAS: LEITURAS DO CORPO EM IMAGENS DE CONSUMO | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
STELA KAZ |
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Colaborador(es): |
DENISE BERRUEZO PORTINARI - Orientador |
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Catalogação: | 20/JUN/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6620&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6620&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6620 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||
Esta pesquisa aborda a teoria da imagem a partir de uma
perspectiva interdisciplinar
e através do olhar do designer. O objeto de estudo
consiste em uma
coleção formada por 306 imagens de publicidade veiculadas
em diferentes números
de três revistas de moda, beleza e consumo dirigidas ao
público feminino: a
francesa Jalouse, a Elle americana e a brasileira Nova.
Tais imagens, aqui denominadas
imagens de consumo, se apoiam em estereótipos correntes,
refletem e
traduzem conceitos e valores compartilhados socialmente,
vendem mercadorias e
são elas próprias consumíveis como referências para a
montagem de imaginários
de consumo, que vêm a ser a base material dos estilos de
vida. A aparência é o
grande produto cultural contemporâneo. Ao longo de todo o
texto são abordados
aspectos da imagem e do corpo como produto e como signo. O
trabalho compõem-
se de uma contextualização inicial, que relaciona a ênfase
na criação de
aparências e o mercado; de uma parte central onde a
pesquisa, seu campo (imagem
na publicidade editorial), seu objeto (as revistas) e seu
objetivo (conhecer
como os padrões de beleza e comportamento são consumidos e
incorporados)
são apresentados. As imagens reunidas e digitalizadas são
analisadas em relação
aos seus aspectos formais e retóricos e às estratégias de
que se utilizam para
enriquecer simbolicamente os nomes dos produtos. Nove
exemplos vêm ilustrar a
pesquisa. As conclusões apontam para os corpos como
colagens de referências
dispersas que nos conectam a mundos imaginários ao mesmo
tempo nos inserem
nos grupos sociais. E para a estratégia corrente em
publicidade, de intercambiar o
corpo e o produto, como dois signos que se equivalem no
consumo.
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