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Título: CONTROLADORAS ESTRANGEIRAS E CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL NAS CONTROLADAS BRASILEIRAS: ESTUDO DE CASO NAS ÁREAS DE VAREJO DE DUAS ORGANIZAÇÕES BANCÁRIAS
Autor: JORGE AUGUSTO DE SA BRITO E FREITAS
Colaborador(es): SERGIO PROENCA LEITAO - Orientador
Catalogação: 20/JUN/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6603&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6603&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6603
Resumo:
O propósito desta tese é identificar, descrever e explicar o processo através do qual fatores culturais, psicológicos, sociais, políticos e administrativos presentes na organização controladora interagem com a controlada brasileira, afetando o conhecimento organizacional desta. O último decênio presenciou o crescente debate sobre a globalização e seus impactos sobre a sociedade mundial, as nações, as organizações e os indivíduos. O enfraquecimento do poder do Estado nacional, principalmente como agente econômico, e a intensificação da competitividade empresarial em escala global foram acompanhados por ondas de fusões e aquisições que impactaram países, como o Brasil, carentes de investimento estrangeiro direto, em diversos setores econômicos, entre os quais o sistema financeiro. Embora correntes do pensamento estratégico, como a perspectiva baseada em recursos (resourcebased) reconheçam a importância do conhecimento organizacional - notadamente de sua dimensão tácita - como vantagem competitiva sustentável, ele tem sido examinado de forma fragmentada, separado da aprendizagem e da mudança, processos a que está indissoluvelmente ligado. Ademais, o processo de conhecer aparece isolado de seu contexto, embora vários fatores precisem ser levados em conta, principalmente quando é necessário examinar suas manifestações em empresas que tenham sido adquiridas por organizações estrangeiras. O estudo teve como foco as áreas de varejo de duas organizações bancárias que foram adquiridas por bancos estrangeiros, um britânico e outro holandês. A metodologia utilizada foi o estudo de caso múltiplo, com abordagem qualitativa, baseado em entrevistas semi-estruturadas com pessoal gerencial de agências de dois bancos, no Rio de Janeiro. As evidências produzidas por essas entrevistas foram complementadas pelas oriundas do exame dos documentos públicos de controladoras e controladas; de registros internos das controladas a que se teve acesso; da observação direta de alguns artefatos culturais nas agências; e por entrevistas com informantes qualificados de funções corporativas das controladas. A análise daí resultante mostra a insuficiência dos modelos teóricos correntes das diversas perspectivas isoladas - gestão de conhecimento; aprendizagem organizacional; organizações de aprendizagem; mudança organizacional; culturas nacionais; cultura organizacional; processo de internacionalização - para dar conta da complexidade do fenômeno do conhecimento organizacional e sugere uma abordagem integrativa com raízes na biologia do conhecimento e no construcionismo social.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF