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Estatística
Título: MELHORIA DE BUSCA GENÉTICA HÍBRIDA PARA O PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE INVENTÁRIO
Autor: BRUNO GUIMARAES DE CASTRO
Colaborador(es): HELIO CORTES VIEIRA LOPES - Orientador
MARCUS VINICIUS SOLEDADE POGGI DE ARAGAO - Coorientador
RAFAEL MARTINELLI PINTO - Coorientador
Catalogação: 15/FEV/2024 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66019&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66019&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66019
Resumo:
Tema: Este estudo investiga o Problema de Roteamento de Inventário (IRP) no contexto do Gerenciamento de Inventário pelo Fornecedor (VMI), uma prática comum na cadeia de suprimentos onde os fornecedores assumem a responsabilidade pela reposição. O IRP, um problema combinatório estudado amplamente há quase 40 anos, engloba três subproblemas distintos: programação de entregas, gerenciamento de estoque e roteamento de veículos. Problema: Apesar de sua idade, o IRP continua a atrair a atenção da indústria e da academia. O recente décimo segundo Desafio de Implementação DIMACS dedicou uma categoria ao IRP, e entre os benchmarks comumente utilizados, 401 instâncias ainda não possuem soluções ótimas, especialmente no desafiador subconjunto de instâncias grandes. Hipótese e Justificativa: O framework HGS proposto por Vidal et al. (2012) surgiu como uma ferramenta proeminente utilizada por várias equipes de forma satisfatória na competição. No entanto, até onde sabemos, o framework HGS não foi testada para o IRP. Este estudo propõe uma solução que combina o framework HGS com uma estratégia de busca local eficiente, o método NSIRP proposto por Diniz et al. (2020), para abordar o IRP. Metodologia: Implementamos a solução proposta e comparamos seu desempenho com 21 abordagens existentes, utilizando os benchmarks da literatura. Resumo dos Resultados: Nossa abordagem identificou 79 novas Melhores Soluções Conhecidas (BKS) dentre 1100 instâncias. Se aplicada sob as mesmas regras da competição DIMACS, nossa solução teria garantido o primeiro lugar. Contribuições e Impactos: Este trabalho contribui para o desenvolvimento contínuo de soluções para o IRP, oferecendo uma abordagem eficiente e competitiva que pode inspirar futuras pesquisas e aplicações práticas no campo do gerenciamento de estoque e roteamento de veículos.
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