Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ESTUDO DE COMPLEXOS DE NI (II) COM OS LIGANTES DODECANOTIOL E ÁCIDO HEXANÓICO
Autor: SERGIO FERNANDES CLARO
Colaborador(es): JUDITH FELCMAN - Orientador
Catalogação: 15/JUN/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6587&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6587&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6587
Resumo:
A presença de íons metálicos no petróleo pode afetar a qualidade dos produtos da destilação. Com a finalidade de avaliar alguns efeitos da presença de Ni (II) no petróleo, realizou-se um estudo de complexos deste íon com os ligantes modelo dodecanotiol (que representa o conjunto de Mercaptanas do petróleo) e o ácido hexanóico (que representa o conjunto de ácidos carboxílicos do petróleo). Esse estudo evidenciou que o Ni (II) pode estar complexado com outros ligantes do petróleo, além da porfirina. O complexo de Ni (II) com dodecanotiol formado no estado sólido, foi caracterizado pelas técnicas de Espectrometria de Absorção Atômica (AA), Espectroscopia de Infravermelho (IV) e Espectroscopia de Ultravioleta - Visível (UV) , Análise Elementar (CHNS-O), e Análise Termogravimétrica (TGA). Através da interpretação dos resultados das análises citadas, concluímos que o complexo sólido formado, de cor marrom avermelhada, apresenta fórmula NiC48H102S4 , com hibridação dsp2 e geometria planar quadrada . O complexo de Ni (II) com ácido hexanóico foi formado inicialmente em solução, com a coloração verde, e após 8 meses, houve a formação de cristais verdes. Este complexo, foi analisado pelas técnicas espectroscópicas de, Ultravioleta-Visível (UV), Infravermelho (IV), Absorção Atômica (AA), Análise Termogravimétrica (TGA) e Análise Elementar (CHNS-O). Com a interpretação dos resultados das análises realizadas , propusemos para o complexo, a fórmula molecular NiC12H30O8 com hibridação d2sp3 e geometria octaédrica.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF