Título: | NARRATIVAS E TRAÇOS CULTURAIS DE EMPRESAS FAMILIARES DO RAMO ESCOLAR | ||||||||||||
Autor: |
SIMONE PORTO LOUREIRO |
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Colaborador(es): |
TEREZINHA FERES CARNEIRO - Orientador |
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Catalogação: | 09/JAN/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65847&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65847&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65847 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O objetivo desta tese foi analisar narrativas e traços culturais que se
estabelecem em empresas familiares do ramo escolar. Foi realizada pesquisa
qualitativa em quatro escolas da cidade do Rio de Janeiro e em municípios
vizinhos e entrevistadas 14 de suas lideranças. Para análise dos resultados, foi
realizada análise de conteúdo em sua vertente categorial. Emergiram oito
categorias: premissas e valores; artefatos da cultura; uma escola para a minha
criança; filho de peixe, peixinho é ou não é?; a influência dos valores dos
fundadores; gênero e o cuidar da criança pequena; falando sobre gênero; o
desafio da pandemia. Para apresentação desses resultados, este trabalho foi
organizado em quatro artigos. O primeiro deles investigou o alinhamento da
comunicação da escola em relação a seus valores culturais declarados formal ou
informalmente. O segundo procurou investigar traços culturais de empresas
familiares do ramo escolar e as possíveis relações de tais traços com os valores de
seus fundadores. O terceiro buscou investigar a relação entre gênero e as
atividades de gestão e de cuidado exercidas pela equipe em empresas familiares
do ramo escolar, assim como analisar como o tema gênero tem sido abordado com
os alunos. Por fim, no quarto artigo, foram investigados os impactos da pandemia
de Covid-19 nos planos e sonhos de empresas familiares do ramo escolar.
Percebeu-se que a família empresária pode ser um fator de coesão cultural para
essas organizações e que o papel do líder, os vínculos afetivos que constrói e a
forma como faz sua comunicação são fatores preponderantes para essa coesão.
Constatou-se que traços dos fundadores das escolas, tais como valores culturais,
persistem ao longo dos anos, chegando a atravessar gerações. Foi evidenciado que
ainda há forte centralização dos cuidados com as crianças pequenas nas mãos das
mulheres, funcionárias das escolas. A discussão sobre gênero com os estudantes
demonstrou se amparar nas próprias diretrizes curriculares e na legislação
brasileira, para não atritar com possíveis resistências de algumas famílias de
alunos. Percebeu-se que o vínculo afetivo com a instituição, somado às
necessidades materiais, contribui para a busca da superação das dificuldades. De
forma geral, foi possível concluir que as empresas familiares do ramo escolar
estudadas demonstram certo alinhamento em termos de narrativas e traços
culturais, deixando crer que a família empresária e, em especial, seus fundadores
ou principais lideranças são importantes fatores para tais consonâncias.
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