Título: | A AUTONOMIA DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: UM ESTUDO SOBRE AS INTERDEPENDÊNCIAS E AS PRÁTICAS ESCOLARES INCLUSIVAS | ||||||||||||
Autor: |
CAMYLA ANTONIOLI |
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Colaborador(es): |
ZENA WINONA EISENBERG - Orientador MARCIA DENISE PLETSCH - Coorientador |
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Catalogação: | 08/JAN/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65843&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65843&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65843 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O objetivo principal deste estudo é discutir e compreender as concepções
atribuídas à autonomia da criança com deficiência múltipla e as interdependências
na escola inclusiva. Dedica-se à investigação e compreensão das concepções
atribuídas à autonomia da criança com deficiência múltipla por profissionais da
educação com experiência de trabalho com essas crianças. Avança-se para
compreender como esses profissionais concebem, constroem e assumem, em seus
trabalhos, uma prática que contribua para a autonomia da criança com deficiência
múltipla, analisando como ocorre a participação do aluno com deficiência
múltipla em atividades escolares. A pesquisa é qualitativa e fundamenta-se no
método de interpretação dos sentidos. A produção de dados desdobra-se em
observações participantes que envolvem cinco crianças com deficiência múltipla e
seus cotidianos escolares, além da realização de entrevistas semiestruturadas com
33 profissionais da educação. Seis escolas foram parceiras deste estudo, incluindo
uma escola de educação infantil em um município da Baixada Fluminense/RJ e
cinco escolas localizadas no estado do Rio Grande do Sul. A análise é
fundamentada nos estudos de deficiência, situando-se principalmente entre os
modelos social e de direitos humanos. A perspectiva histórico-cultural
fundamentou a análise dos conceitos de instrução, aprendizagem e
desenvolvimento. Dedica-se atenção especial à comunicação e às vivências
escolares que potencializam a tomada de decisão conjunta e/ou individual da
criança com deficiência múltipla. Agir e/ou ir sozinho referem-se a concepções de
autonomia com maior destaque nas falas dos profissionais entrevistados. Nas
observações de campo, destaca-se que os colegas e os profissionais de apoio
escolar foram figuras marcantes nas relações de tomada de decisão. Ressalta-se a
importância de uma abordagem voltada para o planejamento de práticas
pedagógicas estruturadas de maneira colaborativa, visando a promoção de uma
educação inclusiva. A pesquisa possibilitou compreender como a autonomia é
potencializada e desenvolvida em contextos de interdependências no cenário
escolar, em que as vivências com a diversidade humana são catalisadoras de
aprendizado e desenvolvimento.
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