Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A INTERVENÇÃO FEDERAL DE 2018 NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA DE (IN)SEGURANÇA PÚBLICA
Autor: SORAYA CHRISTINA DA SILVA GUIMARAES
Colaborador(es): ARIANE REGO DE PAIVA - Orientador
Catalogação: 04/JAN/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65827&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65827&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65827
Resumo:
O presente estudo se propõe a analisar os aspectos políticos e econômicos que influenciaram o processo decisório sobre a intervenção federal de 2018 no Rio de Janeiro a partir de um resgate histórico sobre o papel do Estado como forma política inseparável do capital, considerando o discurso da insegurança, de modo a traçar a trajetória da segurança pública no Rio de Janeiro e o debate sobre crime e violência revelando o real propósito da implantação desta intervenção. Pondera-se que a intervenção federal de 2018 age em favor do capital, uma vez que não trouxe um reflexo real na diminuição dos índices de criminalidade e, sim, aumentou a taxa de letalidade da população por parte dos agentes do Estado.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF