Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA DOS EFEITOS DO FUMO E DO USO DE ANTICONCEPCIONAIS NA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO CABELO
Autor: NATALIA REGO E SILVA
Colaborador(es): TATIANA DILLENBURG SAINT PIERRE - Orientador
CRISTIANE RIBEIRO MAUAD - Coorientador
Catalogação: 02/JAN/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65743&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65743&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65743
Resumo:
Este trabalho foi desenvolvido a partir do projeto aprovado no Edital Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação, da Fundação Carlos Chagas de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), que teve como objetivo promover o interesse de jovens mulheres para a pesquisa científica com projetos desenvolvidos em escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. O cigarro e o anticoncepcional são temas comuns entre os jovens por isso, foram escolhidos como objeto de estudo deste trabalho. O cigarro apresenta substâncias tóxicas que causam doenças crônico-degenerativas. Por sua vez, os anticoncepcionais atuam nos hormônios que podem desregular os ciclos de elementos essenciais no organismo. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar, empregando ferramentas estatísticas, a composição elementar de cabelos de pessoas fumantes e mulheres que tomam anticoncepcionais, comparadas à de pessoas que não usam essas substâncias. As amostras de cabelo foram coletadas de voluntários das 5 escolas e analisadas seguindo a metodologia estabelecida no Labspectro, Laboratório de Espectrometria Atômica, da PUC-Rio, para o mineralograma capilar, que consiste na determinação multielementar por espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS). Utilizando o teste Kruskal-Wallis, foram identificadas concentrações significativamente menores (p menor que 0,05) de Na e Mg no grupo dos fumantes, e de Cu nos cabelos de mulheres que tomam anticoncepcionais. Na análise de correlação de Spearman, foram identificadas maiores correlações entre Cu/Pb e Cr/As, para o grupo de fumantes, enquanto correlações entre Co/Se/I para mulheres que tomam anticoncepcional. As análises de componentes principais confirmaram a análise de Spearman, mas não foi possível estabelecer separação dos grupos estudados. Dessa forma, o fumo e o uso de anticoncepcionais interferem nos resultados do mineralograma capilar, sendo necessários mais estudos para avaliar as implicações dessas diferenças à saúde.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF