Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: PAPEL DE RESÍDUO DE VISCOSE: TRANSFORMANDO LIXO TÊXTIL EM PAPEL ATRAVÉS DE RELEITURA DA TÉCNICA MILENAR CHINESA
Autor: CARLA MENDONCA MOURA FERNANDES
Colaborador(es): CARLOS LEANDRO DE OLIVEIRA CORDEIRO - Orientador
ANNA CAROLINA FORNERO AGUIAR - Coorientador
Catalogação: 21/DEZ/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65685&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65685&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65685
Resumo:
O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um produto a partir dos resíduos têxteis de confecção, em especial do tecido de viscose. O propósito do estudo é mostrar uma forma de reutilização de resíduos da confecção visando reduzir o tempo de descarte desse material. O trabalho buscou trazer uma alternativa que possibilitasse dar outra origem que não o descarte puro de restos de panos da confecção, produzindo papel tecido que será utilizado na própria confecção, como tags e caixas. Essa substituição pode levar à menor utilização de materiais de embalagens e diminuir a quantidade de lixo produzido em toda a cadeia de comercialização de roupas. O esforço desse estudo foi propor uma forma de reduzir a agressividade e a velocidade que os resíduos têxteis são gerados. Foi desenvolvido um produto a partir do resíduo da viscose como matéria prima, transformando lixo em papel de tecido fabricado a partir da releitura da técnica chinesa do século II d.C. a qual triturava trapos e galhos, levando a criação de produtos para uso papeleiro e com características próprias como cor de origem dos retalhos, boa maleabilidade, qualidade entre outros. Também foi realizada uma pesquisa sobre o potencial de decomposição desse papel de viscose no meio ambiente e como seria o seu processo de decomposição em diferentes tipos de superfície. Foi observado que os papéis de tecido se decompõem rapidamente, demonstrando inclusive melhor perda de material em comparação as tags comuns de papel produzidos pelas gráficas em geral.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF