Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: ANÁLISE DE PROPRIEDADES E COMPORTAMENTOS RELATIVOS DE FLUXO DE RECURSOS OPERACIONAIS
Autor: JOSE ANTONIO DA COSTA LIMA MASCARENHAS
Colaborador(es): WALTER LEE NESS JUNIOR - Orientador
Catalogação: 10/JUN/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6563&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6563&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6563
Resumo:
Ao longo das últimas décadas, diversas medidas de avaliação e mensuração vêm sendo alvo de pesquisa com o objetivo de determinar sua utilidade e relevância na avaliação do desempenho operacional de empresas.Tendo sido substituída pela Demonstração de Fluxo de Caixa em 1987 nos Estados Unidos, a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos tem vindo a cair em desuso em diversos paises, onde o conceito de fluxo de recursos vem sendo substituído pelo conceito de fluxo de caixa. Para tal, contribui o fato que esta é mais informativa e melhor compreendida pelos usuários. No Brasil, o debate por semelhante substituição vem decorrendo à diversos anos. O EBITDA - Earnings Before Interest, Tax, Depreciation and Amortization é sem dúvida o fluxo de recursos operacionais mais em voga hoje em dia. Por possuir um método de cálculo simples, derivando da demonstração de resultados, o EBITDA é especialmente atrativo na divulgação de parâmetros operacionais, visto que tende a ser o mais otimista. O Fluxo de Caixa Operacional pelo método Fleuriet tem recebido grande interesse do meio acadêmico nos últimos anos. Possui grande poder explicativo em modelos de regressão múltipla, mas o seu cálculo envolve a efetuação de alterações nos ativos e passivos operacionais de curto prazo, onde existem ambigüidades de classificação. Talvez por isso seja pouco utilizado pelo meio empresarial. Este trabalho pretende analisar os comportamentos relativos de alguns fluxos de recursos operacionais.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CAPÍTULO 5 PDF      
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS PDF