Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: SERVIÇO SOCIAL EM EMPRESAS DIANTE DOS DESAFIOS DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO
Autor: MONIKA SCHLEMM RIBEIRO
Colaborador(es): MARCIA REGINA BOTAO GOMES - Orientador
Catalogação: 19/DEZ/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65573&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65573&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65573
Resumo:
A inserção do Serviço Social no contexto das empresas privadas tem sido uma necessidade decorrente das contradições capital-trabalho. Desde a década de 1940, a área empresarial tem sido uma das fatias do mercado de trabalho para as/os assistentes sociais. Assim, muitos contornos foram delineados nesse espaço socio-ocupacional, alterando as requisições institucionais, as demandas dos usuários dos serviços, bem como reconfigurando o trabalho profissional. Desde a década de 1990, no Brasil, o cenário de reestruturação produtiva, articulado à lógica neoliberal, alterou aspectos políticos, sociais e econômicos do nosso país. Do conjunto de modificações, destacam-se: desregulamentações de direitos da classe trabalhadora e privatização de ativos estatais; ambos aspectos fomentam a livre concorrência de mercado e afetam o mundo laboral, onde as/os assistentes sociais se inserem profissionalmente para vender a sua força de trabalho para sua sobrevivência e de sua família, caracterizando-as/os como classe trabalhadora. Diante disso novas respostas e abordagens passaram a ser requisitadas, pois emergiram novas necessidades, tanto por parte das empresas, quanto dos sujeitos atendidos. O propósito desta pesquisa foi identificar os principais desafios profissionais diante das transformações societárias ocorridas após a década de 1990, a partir da literatura produzida por assistentes sociais vinculados à tradição marxista. A seleção bibliográfica privilegiou os livros produzidos por autoras/es considerados referência pela categoria profissional, na área socio-ocupacional de empresa. Nesse material, identificamos que há um vasto escopo de possibilidades para a atuação do assistente social, caracterizada por seu potencial crítico, seu saber teórico, técnico, comprometimento ético, político e suas habilidades e competências, que lhe permitem agir no atendimento às temáticas já consolidadas, bem como ultrapassá-las. A valorização da atuação de assistentes sociais em empresas privadas, pode ocorrer por parte das contratantes, mas também por parte dos trabalhadores, pois o Serviço Social não só nesse espaço de atuação, mas também nos demais, atua nas contradições inelimináveis da ordem capitalista. A principal delas está em o capital não poder prescindir do trabalho. Nesse caso, faz uso de todos os recursos possíveis para aumentar a extração de mais-valor.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF