Título: | A FAVELA VENCEU?: A INTERPRETAÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO NAS LETRAS DAS MÚSICAS FUNK | ||||||||||||
Autor: |
VERONICA RODRIGUES A A DE LIMA |
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Colaborador(es): |
REGINA CELIA DE MATTOS - Orientador ANA BRASIL MACHADO - Coorientador |
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Catalogação: | 15/DEZ/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65474&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65474&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65474 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A história da cidade do Rio de Janeiro é marcada pelas desigualdades, onde os segmentos socialmente menos favorecidos são expostos às injustiças
sociais. Assim, esta pesquisa objetiva interpretar a cidade do Rio de Janeiro a
partir da visão dos moradores das favelas, por meio do eu lírico presente nas letras
das canções do funk carioca. Para se alcançar a compreensão de como os
funkeiros interpretam, vivenciam e reivindicam a cidade do Rio, foi necessário:
entender a relação que estabelecem com a favela e analisar sua importância para
esse grupo social; verificar quais são os conflitos presentes nas letras das canções
e estudar seus impactos; e explorar qual seria o melhor cenário futuro em relação às reivindicações dos funkeiros para com a cidade. Para isso, realizou-se uma
pesquisa de cunho qualitativo, que se atribui a leitura das relações humanas como espaço. Foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo, além das pesquisas
bibliográficas, hemerográfica e documental. Para captar o entendimento da
relação entre a cidade e os funkeiros, assim como elementos importantes da
relação entre o funk, a favela e a cidade, foram analisadas as canções de três MCs
cariocas: Cabelinho, Tikão e Poze do Rodo. A escolha dos MCs levou em consideração alguns critérios, tal como o pioneirismo no trapfunk.
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