Título: | ELEIÇÕES E DADOS: A CONSOLIDAÇÃO DAS CAMPANHAS ORIENTADAS POR DADOS NO BRASIL E OS DESAFIOS DA LEGISLAÇÃO ELEITORAL NA TUTELA DOS DADOS PESSOAIS | ||||||||||||
Autor: |
NATALIA DE ANDRADE PENQUE |
||||||||||||
Colaborador(es): |
CAITLIN SAMPAIO MULHOLLAND - Orientador ADRIANA VIDAL DE OLIVEIRA - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 14/DEZ/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65428&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65428&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65428 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
As novas tecnologias da informação e comunicação, associadas à perda de
protagonismo das mídias de massa tradicionais, impuseram às campanhas eleitorais novas
formas de estruturação, de modo a atender às demandas de uma população cada vez mais
habituada a consumir informação de forma rápida e simplificada. A necessária
reprogramação da comunicação política fez surgir o que se entende como campanhas
orientadas por dados, caracterizadas pela utilização de grandes volumes de dados
pessoais na elaboração das estratégias de propaganda eleitoral. No Brasil, a positivação
do impulsionamento de conteúdo on-line, em conjunto com a prática de difusão em massa
de conteúdo eleitoral por aplicativos de mensagens instantâneas – observada de forma
contundente nas eleições de 2018 – indicam a consolidação das campanhas orientadas por
dados no cenário político-eleitoral nacional e as recentes reformas na Lei de Eleições
revelam a intenção do legislador em adequar o regramento eleitoral à nova realidade das
campanhas. As alterações legislativas, no entanto, não vieram acompanhada na necessária
preocupação em promover uma ampla atualização da legislação eleitoral para fazer frente
aos riscos que as práticas adotadas pelas campanhas orientadas por dados podem acarretar
ao processo democrático, principalmente no tocante à autonomia do eleitor e à proteção
de dados pessoais, demandando maiores estudos sobre o tema.
|
|||||||||||||
|