Título: | JUVENTUDE EM ACOLHIMENTO: UM PERCURSO DA CONSTRUÇÃO EM PARCERIA DE UM LUGAR-MOMENTO DE CONVIVÊNCIA EDUCATIVA E INCLUSIVA PELO VIÉS DO DESIGN | ||||||||||||
Autor: |
LUCAS BRAZIL SOUSA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
JACKELINE LIMA FARBIARZ - Orientador ANDERSON ANTONIO PEDROSO - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 11/DEZ/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65392&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65392&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65392 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa tem como objetivo relatar o processo de um lugar-momento
constituído a partir do desenho em parceria com jovens de diferentes locais
sociais. Nasce da reflexão da necessidade de expandirmos o conceito de educação
e vinculá-lo à inclusão, vinculado ao projeto Jovens do Presente antecipando
futuros desejáveis da Vice-Reitoria de Extensão e Estratégia Pedagógica.
Mostrando que lugares educativos podem ir além da escola e que também podem
estar aliados à ela. O processo inicia-se online durante a pandemia da doença
causada pelo SARS-CoV-2, denominada COVID-19, em que por meio de
atividades buscava-se conhecer as demandas e sonhos e criar um lugar de troca e
diálogo. Houve uma significativa mudança de dinâmica ao sermos recebidos no
Centro Loyola de Fé e Cultura e termos um espaço para nos encontrarmos
presencialmente. Passamos a reconhecer e apreender aquele local e pertencer a
ele, assim foi nomeado pelos e pelas jovens o Grupo Acolhimento, composto por
jovens de periferia, jovens da graduação da PUC-Rio, discentes da Pós-graduação
em Design da mesma instituição, assim como docentes e funcionários. Ao longo
de 2 anos o grupo passou por novos ciclos e teve a partir de métodos em design e
do desenho de mapas complexos, a possibilidade de revisar o período vivido,
apontar os pontos positivos, negativos e a serem aprimorados, criados. Assim
planejaram e projetaram os próximos passos tendo como guia suas demandas,
desejos e utopias para esse lugar-momento. A materialização desse processo se dá
nas conquistas conseguidas pelos e pelas jovens ao longo desse período. Também
se dá na visualização do sistema-ciclo vivenciado em parceria por todos e todas
envolvidas no Grupo Acolhimento. Com isso foi possível apresentar novos
caminhos em expansão para futuros possíveis.
|
|||||||||||||
|