Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: SILENCIADAS E DESACREDITADAS: O IMPACTO PSÍQUICO NAS MULHERES QUE REVELAM VIOLÊNCIA SEXUAL EM MEIOS RELIGIOSOS
Autor: RENATA BENIGNO RIBEIRO
Colaborador(es): LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador
Catalogação: 04/DEZ/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65314&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65314&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65314
Resumo:
Esta pesquisa abordou mulheres vítimas de violência sexual, em meios religiosos, explorando se foram desacreditadas ou não. Baseada no conceito psicanalítico do Desmentido de Sándor Ferenczi, que pode favorecer o silenciamento das vítimas e a manutenção do segredo abafado na instituição, essas reações podem resultar em um trauma patogênico e severos impactos psíquicos. Buscou-se examinar as principais estratégias de controle que esses líderes abusadores podem exercer. Foram selecionadas mulheres brasileiras maiores de 18 anos, entrevistando 20 participantes com idades entre 25 e 58 anos, residentes no Brasil. As entrevistas semiestruturadas, ocorreram via plataforma Zoom. Para análise, utilizou-se o software SPSS na parte quantitativa, medindo médias, frequências e porcentagens. Na parte qualitativa, o software IraMuTeQ foi empregado para analisar as falas das participantes, gerando nuvens de palavras e análise de similitude dos principais afetos e sentimentos emergentes. Esta pesquisa ampliou o estudo acerca dos abusos sexuais contra mulheres em diferentes ambientes religiosos e suas consequências psicológicas, bem como as questões relacionadas à espiritualidade nessas vítimas. A análise dos resultados focou na compreensão dos impactos psíquicos das vítimas de violência sexual e como esses eventos afetaram a fé das participantes. A constatação de que o desmentido das vivências traumáticas, amplificou o sofrimento e influenciou a relação com a fé aponta para a importância de políticas públicas abrangentes e mais estudos na área tornam-se evidentes, buscando proporcionar apoio eficaz às vítimas e fomentar ambientes religiosos seguros e saudáveis.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF