Título: | O BAILE BLACK: O LUGAR, O ESPAÇO, O PONTO DE ENCONTRO, A PASSARELA DA INSURGÊNCIA NO CENTRO DE SÃO PAULO | ||||||||||||
Autor: |
CLOVIS NASCIMENTO JUNIOR |
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Colaborador(es): |
OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO - Orientador |
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Catalogação: | 30/NOV/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65308&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65308&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65308 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este projeto de pesquisa investiga como a população negra, moradora do
município de São Paulo, SP, mobilizou-se em torno dos chamados Bailes Blacks.
Sobretudo na sua relação periferia-centro, esta conjuntura social produziu
estratégias de supervivência em um território demarcado por tentativas de
apagamento, segregação racial e deslocamentos dentro deste tecido urbano. Tais
movimentos — de saída de regiões localizadas nas bordas da cidade, se dirigindo a
pontos de encontro estratégicos na região central — se reconhecem como
geradores de territorialidades em transformação, se constituindo em um campo de
constantes disputas socioeconômicas, simbólicas e, especialmente, políticas. Tendo
como pano de fundo uma dinâmica de encontro e convívio de pares, este tipo de
apropriação na urbe paulistana — sobretudo através da dança e da música —,
permitiu a formação do que é caracterizado no trabalho como um tipo de saber-festivo. A pesquisa foi conduzida por uma metodologia que analisou a história
das relações da população negra com os bailes no Brasil: desde o período pós-abolição, com os clubes; passando pelas associações, como a Imprensa Negra e a
Frente Negra Brasileira; e culminando com os Bailes Blacks, que recebem destaque
em um recorte temporal iniciado no final dos anos 1950 até meados dos anos 1980.
Como técnicas de pesquisa elaboradas para esta dissertação, foi realizada uma
revisão de literatura — que considerou o estudo aprofundado de artigos científicos,
jornais, documentários e demais registros da época —, assim como entrevistas com
protagonistas-chave, participantes dos Bailes Blacks.
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