Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: A IMPLEMENTAÇÃO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO SLOTH
Autor: DIEGO FERNANDES NEHAB
Colaborador(es): ROBERTO IERUSALIMSCHY - Orientador
Catalogação: 01/JUN/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6521&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6521&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6521
Resumo:
Este trabalho descreve uma nova linguagem de programação funcional e sua implementação. Sloth é uma linguagem funcional pura interpretada, não estrita, que suporta funções de ordem elevada como valores de primeira classe, tipos de dados estruturados e definições múltiplas de funções selecionadas por casamento de padrões. Sloth foi criada para o uso no meio acadêmico, em atividades relacionadas ao uso e à  implementação de linguagens funcionais. Sendo assim, durante o desenvolvimento de Sloth, uma grande preocupação com a simplicidade direcionou tanto a especificação da linguagem quanto sua implementação. Como resultado, a sintaxe da linguagem é modesta, mas expressiva o bastante para permitir seu uso em aplicações práticas. Da mesma forma, a grande simplicidade e portabilidade de sua implementação não prejudicam severamente sua eficiência. As principais contribuições do trabalho são o projeto e desenvolvimento de Sloth, uma otimização à  redução de grafos combinatórios como alternativa ao uso dos combinadores de Turner, uma arquitetura inovadora para a implementação de linguagens funcionais interpretadas, baseada no uso cooperativo de duas linguagens de programação, e uma análise comparativa entre a eficiência de Sloth e outras linguagens semelhantes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF