Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: VERDADES E PEDAGOGIAS NA EDUCAÇÃO SEXUAL EM UMA ESCOLA
Autor: HELENA ALTMANN
Colaborador(es): TANIA DAUSTER - Orientador
Catalogação: 23/MAI/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6496&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6496&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6496
Resumo:
Esta tese teve como objetivo investigar a construção social da educação sexual em uma escola municipal do Rio de Janeiro com um Núcleo de Adolescentes Multiplicadores (NAM). Foi desenvolvida uma pesquisa etnográfica entre agosto de 2002 e junho de 2003, tendo sido feitas observações dos encontros do NAM, de aulas de diversas disciplinas e, em especial, das de Ciências, além de reuniões, recreios e outros. Foram realizadas entrevistas com professoras/es e estudantes. Sendo a sexualidade um importante foco de investimento polí­tico e de tecnologia de governo, a escola desponta como um espaço privilegiado para o desenvolvimento do biopoder. Esta tese demonstra de que modo a educação está imbricada nessa problemática e como ela se relaciona com outras áreas do saber, como a biologia, a medicina, a demografia e a psicologia, a fim de gerenciar a sexualidade adolescente. A educação sexual tem sido realizada nas escolas, predominantemente por professoras/es de Ciências, a partir do tema reprodução humana e, em algumas escolas, dentro do NAM. A escola oferece um saber que se propõe cientí­fico e, portanto, verdadeiro sobre a sexualidade, o qual é utilizado pelos/as alunos/as como um critério de verdade para avaliar seus conhecimentos prévios sobre esse tema. O corpo humano é concebido como um organismo e cada um dos órgãos é estudado tendo como foco principal a função reprodutiva. Ganha assim destaque o corpo da mulher em relação ao do homem. Contraditoriamente, ao desenvolver a educação sexual a partir do tema reprodução, é esta que acaba sendo enfatizada, quando é justamente a ocorrência dela entre adolescentes que diversas políticas educacionais querem evitar. As intervenções escolares buscam desenvolver nos/as adolescentes um sentido de responsabilidade em torno das relações sexuais, buscando mudar ou adequar os dispositivos que estruturam os comportamentos preventivos. Para isso, além de recomendar o uso do preservativo para uma prática de sexo seguro, aconselha-se um determinado modelo de relacionamento no qual a relação sexual deva ocorrer. De modo semelhante, a gravidez desponta como uma experiência inadequada a esse perí­odo da vida.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
INTRODUÇÃO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CONCLUSÃO PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF