Título: | A QUESTÃO DOS LIMITES EM ESCOLAS DE CONTEXTO URBANO E RURAL E A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO | |||||||
Autor: |
FLAVIA MARIA CABRAL DE ALMEIDA |
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Colaborador(es): |
MARIA HELENA NOVAES MIRA - Orientador |
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Catalogação: | 23/MAI/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6495&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6495&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6495 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A questão dos limites vem ganhando espaço no cotidiano de
inúmeras
escolas, requisitando a intervenção do psicólogo escolar.
O objetivo do presente
trabalho foi verificar como um grupo de vinte professoras
do município de Rio
Bonito/RJ utiliza os discursos vigentes sobre limites em
escolas de contexto
urbano e rural. A bibliografia contemplou autores que
abordavam assuntos ligados
aos limites, às transformações pelas quais passa o mundo
contemporâneo e à
mútua influência nas práticas educacionais, na escola, na
família. Através de
entrevista, gravada e transcrita, cada professora forneceu
uma definição para
limites, além de descrever suas experiências relacionadas
ao tema, que diziam
respeito à importância de colocar limites na escola, às
estratégias desenvolvidas,
às dificuldades encontradas, às características de um
aluno sem limites, bem
como aspectos da relação com a família dos alunos. A
análise se baseou em sete
tópicos, retirados das perguntas formuladas. As vivências
relatadas pelas
professoras indicam que o psicólogo escolar, ao lidar com
limites, deve
considerar as concepções de limites subjacentes à demanda
que lhe é dirigida e
incluir as especificidades da comunidade escolar situada
em um contexto urbano
ou rural.
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