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Título: A QUESTÃO DOS LIMITES EM ESCOLAS DE CONTEXTO URBANO E RURAL E A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO
Autor: FLAVIA MARIA CABRAL DE ALMEIDA
Colaborador(es): MARIA HELENA NOVAES MIRA - Orientador
Catalogação: 23/MAI/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6495&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6495&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6495
Resumo:
A questão dos limites vem ganhando espaço no cotidiano de inúmeras escolas, requisitando a intervenção do psicólogo escolar. O objetivo do presente trabalho foi verificar como um grupo de vinte professoras do município de Rio Bonito/RJ utiliza os discursos vigentes sobre limites em escolas de contexto urbano e rural. A bibliografia contemplou autores que abordavam assuntos ligados aos limites, às transformações pelas quais passa o mundo contemporâneo e à mútua influência nas práticas educacionais, na escola, na família. Através de entrevista, gravada e transcrita, cada professora forneceu uma definição para limites, além de descrever suas experiências relacionadas ao tema, que diziam respeito à importância de colocar limites na escola, às estratégias desenvolvidas, às dificuldades encontradas, às características de um aluno sem limites, bem como aspectos da relação com a família dos alunos. A análise se baseou em sete tópicos, retirados das perguntas formuladas. As vivências relatadas pelas professoras indicam que o psicólogo escolar, ao lidar com limites, deve considerar as concepções de limites subjacentes à demanda que lhe é dirigida e incluir as especificidades da comunidade escolar situada em um contexto urbano ou rural.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF      
INTRODUÇÃO PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CONCLUSÃO PDF      
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF