Título: | PLURALIZANDO OS ARQUIVOS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: AS FORMAS DE LUTA DE HEINY SROUR | ||||||||||||
Autor: |
IASMINI CATANIO DOS SANTOS NARDI |
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Colaborador(es): |
PAULA ORRICO SANDRIN - Orientador |
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Catalogação: | 14/NOV/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64879&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64879&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64879 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Neste trabalho, eu me proponho a contribuir para o movimento de
pluralização dos arquivos da disciplina de Relações Internacionais recuperando as
formas de luta da cineasta e socióloga libanesa, Heiny Srour. Inspirada por
diferentes correntes teóricas de RI, principalmente feministas e pós-coloniais, que
entendem os arquivos da disciplina como falhos, incompletos e parciais e que
buscam resgatar o pensamento e prática internacional de sujeitos marginalizados,
essa dissertação se propõe a investigar as formas de luta nas quais se engajou uma
mulher em um contexto de luta anticolonial. Proponho que a obra de Srour nos
permite pensar formas de luta anticoloniais nas quais feministas aparecem como
protagonistas não só dos filmes de sua autoria, mas também de uma compreensão
sobre a luta política contra formas de colonização presentes no século XX nas
regiões do Levante (Líbano, Síria e Palestina) e de Dofar (área no Golfo situada
entre Omã e Iêmen). Meu objeto de pesquisa é constituído por dois filmes da
cineasta: A Hora da Libertação Chegou (1974) e Leila and the Wolves (1984).
O trabalho parte não de uma pergunta de pesquisa, mas sim de um conjunto de
perguntas: Como a produção audiovisual de Heiny Srour constitui uma forma de
luta? Se luta contra o quê? Meu objetivo é auxiliar a pluralizar não só os arquivos
visuais, como também arquivos sobre pensamento e prática internacional
desenvolvido por feministas na segunda metade do século XX. A metodologia de
pesquisa é a análise dos dois filmes já citados, centrada no processo de produção e,
principalmente, no conteúdo. No que tange à produção, atento para as redes forjadas
entre pessoas e grupos anticoloniais para a produção dos filmes. Quanto ao
conteúdo, mobilizo os sentimentos de esperança e desilusão situados nos dois
filmes para discutir o presente. Argumento que as imagens, cenários, histórias e
sentimentos que emergem do cinema de Srour constituem formas de luta contra a
opressão patriarcal e colonial e se conectam a outros sujeitos e grupos também
dispostos a construir novas formas de viver.
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