Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: MEDIÇÃO DE DESEMPENHOS E ESTRATÉGIA: UMA ANÁLISE DA SUA ADEQUAÇÃO NO CASO DA LAFARGE BRASIL
Autor: LIGIA CAMPOS WERNECK PEREZ
Colaborador(es): TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES - Orientador
Catalogação: 20/MAI/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6487&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6487&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6487
Resumo:
Presenciamos, atualmente, importantes mudanças no cenário competitivo das indústrias cimenteiras no Brasil, entre elas a falta de investimentos governamentais em infra-estrutura, o limitado poder aquisitivo da população, a crescente ameaça de novos entrantes, as preocupações e as oportunidades relacionadas às questões de meio-ambiente. Nesse contexto, utilizar sistemas de medição de desempenho adequados, que ajudem na gestão e no direcionamento da estratégia, permite estimular ações que impulsionem as transformações necessárias para um melhor desempenho da organização. O objetivo desta pesquisa é investigar se o sistema de medição de desempenho utilizado na Lafarge Brasil - empresa escolhida como foco nesta pesquisa - , mostra-se adequado à sua estratégia. As informações e os dados foram obtidos por meio de investigação documental e telematizada, levantamento de percepções com auxílio de questionários predominantemente estruturados e entrevistas, e foram tratados quantitativa e qualitativamente. As principais teorias sobre medição de desempenho e o modelo genérico integrativo de Macedo-Soares (2001b) compõem a fundamentação teórica da pesquisa, base para a análise e a interpretação dos dados coletados. A análise dos resultados mostrou que há um elevado grau de alinhamento entre o sistema de medição da empresa e a sua estratégia, ao identificar um grande número de fatores organizacionais que contribuem para a promoção deste alinhamento. Destacaremos ainda, na parte final do trabalho, as principais lições sobre a implementação e gestão de sistemas de medição que trouxe o estudo de caso na Lafarge Brasil.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CAPÍTULO 5 PDF      
CAPÍTULO 6 PDF      
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF