Título: | CONSTRUINDO BASES PARA A EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE NO BRASIL: ESTUDO DE CASO DO CURSO DE GRADUAÇÃO DA PUCRIO | ||||||||||||
Autor: |
ISADORA MENDES DE MORAES SOARES |
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Colaborador(es): |
FABIO RUBIO SCARANO - Orientador ALEXANDRO SOLORZANO - Coorientador |
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Catalogação: | 07/NOV/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64649&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64649&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64649 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O atual contexto mundial de profundas mudanças ambientais globais, e impactos dos humanos sobre o meio ambiente cada vez mais complexos, requer uma
mudança de comportamento e educação para conter tais impactos e seus efeitos. A
sustentabilidade como conceito, representando as diversas visões e formas de conhecimento e de sustentabilidades existentes no mundo, ganha cada vez mais destaque neste contexto, como forma de enfrentamento a estes problemas. Nesse sentido, uma educação para sustentabilidade torna-se cada vez mais necessária para
lidar com as questões da sociedade moderna. Contudo, para se propor a isso, a própria educação precisa de uma renovação estrutural, tendo em vista a construção de
uma educação participativa, não apenas para alunos e professores em sala de aula,
mas também trazendo para dentro do ambiente acadêmico atores, experiências e
vivências da sociedade civil, de grupos tradicionais e de grupos marginalizados,
historicamente não incluídos nestas construções. Portanto, a construção da educação para sustentabilidade, e da própria sustentabilidade em si, de forma participativa, passa por uma desconstrução e reconstrução do formato de educação majoritariamente presente no ambiente universitário brasileiro, e para isso é importante
entender quais são os preceitos, pilares e competências fundamentais que devem
servir como base para construção de uma educação para sustentabilidade.
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