Título: | CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NEGRAS NOS ESPAÇOS ACADÊMICOS: O ESTUDO DOS NEABS | ||||||||||||
Autor: |
CLAUDIO FERNANDO LIMA DOS SANTOS |
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Colaborador(es): |
ANGELA MARIA DE RANDOLPHO PAIVA - Orientador |
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Catalogação: | 06/NOV/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64616&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64616&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64616 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta dissertação se propõe abordar o tema dedicado às relações raciais no
Brasil, focando na construção de identidades negras em contextos
acadêmicos, com ênfase nos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABs)
e correlatos. O estudo se concentra no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros
e Indígenas da Universidade Estadual do Norte Fluminense (NEABI UENF)
e no Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-americanos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROAFRO
UERJ). Através da observação participante, procurou-se explorar a atuação
desses grupos e sua influência sobre os integrantes. A partir de uma
sociologia histórica, destaca-se o Movimento Negro como sujeito central na
luta por reconhecimento e resgatam-se conceitos como negritude,
pedagogia cívica, educação não-formal e demais pedagogias que se
mostram no processo de formação dos sujeitos. Diante da relevância
histórica dos núcleos e os diversos atravessamentos, conclui-se através de
uma pesquisa qualitativa, que esses espaços fortalecem identidades
negras, incentivando a participação política e, ainda, a permanência de
estudantes negros na universidade, de forma a promover igualdade racial
nesses ambientes, o que contribui para o aspecto da diversidade e
representatividade acadêmica.
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