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Título: FIGURAÇÕES DO TRABALHO NO CINEMA DE FICÇÃO BRASILEIRO DO SÉCULO XXI: PERMANÊNCIAS E ATUALIZAÇÕES
Autor: MICHELE PEREIRA RODRIGUES
Colaborador(es): VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO - Orientador
Catalogação: 31/OUT/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64550&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64550&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64550
Resumo:
Este trabalho examina questões estéticas e sociais que envolvem as representações sobre o trabalho no cinema, sobretudo o cinema brasileiro, partindo da premissa de que os discursos sobre esse tema foram se modificando ao longo das décadas, assim como ocorreu também com as relações de trabalho. Como recorte, a proposta é uma análise crítica sobre quatro longas-metragens, a saber: Redemoinho (2016), Arábia (2017), Corpo Elétrico (2017) e Temporada (2018). O objetivo principal é investigar como o cinema de ficção brasileiro do século XXI vem discutindo as relações sujeito-trabalho na atualidade. Para tanto, buscamos discutir as aproximações entre arte e política através das perspectivas de Jacques Rancière adotamos também como marcos teóricos as obras de Michel Foucault, Christian Laval, Pierre Dardot, Richard Sennett e Ricardo Antunes, visando pensar as mudanças recentes no campo do trabalho. Além disso, Jacques Rancière e Vera Follain de Figueiredo nos ajudam a compreender as construções narrativas contemporâneas e, ainda mais especificamente, Ismail Xavier, Jean-Claude Bernardet e Alfredo Suppia, que tratam da representação da classe trabalhadora no cinema.
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