Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: VERSTICK: DISPOSITIVO PARA AUXILIAR PESSOAS COM PARKINSON A REALIZAREM ATIVIDADES COM A MÃO
Autor: MARCELO MARTINS DA SILVA
Colaborador(es): SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA - Orientador
Catalogação: 30/OUT/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64521&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64521&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64521
Resumo:
Estima-se que no Brasil temos cerca de 220.000 casos da Doença de Parkinson. Pessoas com Parkinson passam por dificuldades durante a realização de atividades em sua rotina por conta de tremores. O avanço das Tecnologias Assistivas contribui para o processo de inclusão, com a pesquisa e desenvolvimento de dispositivos focados em acessibilidade, que pode auxiliar pessoas com Parkinson na realização de atividades cotidianas. O objetivo deste trabalho é apresentar o VerStick, uma proposta de Tecnologia Assistiva para auxiliar pessoas com Parkinson a realizar atividades com a mão segurando certos objetos. VerStick foi projetado inicialmente para apoiar as atividades de comer, escovar dentes e pentear cabelo. Avaliamos o dispositivo com usuários, que fizeram sugestões com relação à sua usabilidade, estrutura e interface.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF