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Título: INFÂNCIA, FAMÍLIA E CONSUMO: UMA ANÁLISE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DA REVISTA PAIS E FILHOS
Autor: PATRICIA MELLO MENDES KOSLINSKI
Colaborador(es): EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA - Orientador
BRUNA SANTANA AUCAR - Coorientador
Catalogação: 26/OUT/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64450&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64450&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64450
Resumo:
Esta dissertação realiza um estudo dos anúncios publicitários publicados na revista Pais e Filhos entre os anos de 1968 e 1971. O intuito é discutir de que forma as narrativas midiáticas ajudaram a constituir algumas noções e/ou representações em torno de certos modelos modernos de família e infância. A revista Pais e Filhos, publicação brasileira voltada para a família, foi lançada pela Bloch Editores S.A. em setembro de 1968 e circulou por mais de 40 anos no modelo impresso. Seu nascimento aconteceu em um momento de grandes transformações econômicas, sociais e políticas que modificaram substancialmente as práticas jornalísticas e os modelos produtivos dos meios de comunicação no Brasil. A revolução provocada pela pílula anticoncepcional, a intensificação da censura durante a ditadura militar, a explosão do consumo e o incremento tecnológico foram fatores que impactaram o mercado editorial apontando tanto para uma maior distribuição e alcance das mensagens da mídia quanto para o início do processo de segmentação na imprensa brasileira. Neste sentido, tendo como base teórica a abordagem culturalista dos estudos sobre consumo, esta pesquisa promove uma reflexão sobre como a Pais e Filhos se constituiu como uma importante publicação que, desde seus primeiros anos, ajudou a sustentar a vinculação entre a cultura do consumo e as noções modernas de família e infância.
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