Título: | E, ÀS VEZES, FUNCIONA COMO UM PLACEBO, NÉ?: A CONSTRUÇÃO DE EMOÇÕES E CRENÇAS DOCENTES SOBRE O USO COMPULSÓRIO DO MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS | ||||||||||||
Autor: |
ANA CAROLINE SIQUEIRA BRAGA |
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Colaborador(es): |
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - Orientador |
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Catalogação: | 23/OUT/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64400&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64400&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64400 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Motivada pelo processo crítico-reflexivo do fazer pedagógico, nesta pesquisa,
tenho como objetivo construir entendimentos sobre as reflexões, afetos e crenças sócio-construídos por mim e mais duas professoras em relação aos materiais didáticos de
ensino-aprendizagem de língua inglesa, destinados a crianças e adotados
compulsoriamente em nossos contextos de atuação. Proponho-me, assim, a analisar a
construção discursiva das emoções e crenças docentes em nossas falas, a fim de
compreender quais são as implicações da imposição destes materiais didáticos. Para tal,
recorro aos pressupostos teóricos do campo da Linguística Aplicada
Contemporânea/Crítica, Transdisciplinar/Indisciplinar, em interface com a Prática
Exploratória e a perspectiva pedagógica freireana. Os estudos de Narrativas contribuem
para a investigação das experiências profissionais, a partir de perspectivas interacionais e
socioconstrucionistas. Assim, orientada pelo paradigma de pesquisa qualitativo-interpretativista, realizamos uma conversa exploratória na qual compartilhamos
experiências sobre o uso de livros didáticos em nossos contextos profissionais, a saber:
escolas pública e privada, e cursos livres de idiomas. Além disso, esta pesquisa se alinha
aos estudos sobre Emoções e Crenças Docentes, com o intuito de investigar como nós
interpretamos tais experiências, isto é, sócio-construímos avaliações. Este estudo
oportunizou uma reflexão crítica acerca da obrigatoriedade de materiais didáticos e das
implicações desta imposição na nossa prática pedagógica, colaborando para a qualidade
da vida em sala de aula, a partir da ressignificação desta prática. Os resultados indicam
que nossa conversa possibilitou: (i) investigarmos quais crenças, relacionadas ao uso do
livro didático, emergiram em nossa interação e suas contribuições para a nossa visão de
ensino-aprendizagem, bem como (ii) compartilharmos (des)alinhamentos e relações de
poder que permeiam esta adoção compulsória, ilustrando emoções de insatisfação,
desânimo, frustração, dentre outras.
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