Título: | PROGRAMAS DE APRENDIZAGEM AUMENTAM AS OPORTUNIDADES NO MERCADO DE TRABALHO? | ||||||||||||
Autor: |
DAVI PRADO NOVAIS MOURA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
TOMAS GUANZIROLI - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 10/OUT/2023 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64275&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64275&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64275 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este artigo estuda o impacto de um dos maiores programas de aprendizagem do mundo, o programa Jovem Aprendiz no Brasil, nas decisões de contratação das empresas. O programa teve como objetivo expandir as oportunida desde emprego para jovens, combinando incentivos fiscais e cotas de contratação para que as empresas contratem aprendizes. No entanto, esses incentivos não impedem que as empresas substituam contratos de não aprendizes por contratos de aprendizes. Para avaliar esses efeitos, utilizamos uma abordagem de diferenças em diferenças escalonadas, que aproveita um limite exógeno para a entrada no programa. Nossos resultados indicam que as empresas aumentam a contratação de aprendizes após ultrapassar o limite. No entanto, esse aumento é acompanhado por uma redução na entrada de trabalhadores entrantes que não são aprendizes, o que é consistente com a hipótese de substituição.
|
|||||||||||||
|