Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O DESIGNER COLECIONADOR: CARACTERÍSTICAS E PARTICULARIDADES DE SEU PENSAMENTO PROJETUAL
Autor: LEONARDO CARDOSO EYER JORAS
Colaborador(es): CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES - Orientador
Catalogação: 26/SET/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64117&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64117&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64117
Resumo:
Esta pesquisa surgiu de meu interesse em investigar as relações entre colecionar e projetar em design. Entendendo que todo designer durante a carreira constrói uma coleção de conhecimentos e informações particular. Investigamos quais seriam as influências exercidas pelo ato de colecionar sobre o pensamento dos designers. Pressupomos que os designers que colecionam, desenvolvem relações entre este processo e o seu modo de pensar projetos. Para verificar esta hipótese foi realizada uma revisão bibliográfica, na qual pesquisamos os diferentes aspectos do Design Thinking e do colecionismo descritos na literatura, tais como suas formas, características, metodologias e processos. Posteriormente, foi feita uma pesquisa qualitativa realizada através de entrevistas semiestruturadas com designers colecionadores para avaliar as relações existentes entre seus modos de colecionar e projetar. A partir da revisão bibliográfica e das entrevistas, foram especificadas as relações e características comuns existentes nas práticas exercidas por designers colecionadores. Desta forma validamos a hipótese e definimos as relações existentes entre ambas as práticas, demonstrando como projetos desenvolvidos por designers colecionadores se diferenciam e são influenciados por práticas colecionistas tanto em seus métodos de desenvolvimento como em seus processos criativos. Eles constroem narrativas que refletem seus gostos, desejos e personalidades, sempre se utilizando de duas metodologias paralelas, distintas e sobrepostas: uma pertencente ao seu universo particular e outra comum ao universo dos designers colecionadores.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF