Título: | O DESIGNER COLECIONADOR: CARACTERÍSTICAS E PARTICULARIDADES DE SEU PENSAMENTO PROJETUAL | ||||||||||||
Autor: |
LEONARDO CARDOSO EYER JORAS |
||||||||||||
Colaborador(es): |
CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 26/SET/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64117&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64117&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64117 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa surgiu de meu interesse em investigar as relações entre
colecionar e projetar em design. Entendendo que todo designer durante a carreira
constrói uma coleção de conhecimentos e informações particular. Investigamos
quais seriam as influências exercidas pelo ato de colecionar sobre o pensamento
dos designers. Pressupomos que os designers que colecionam, desenvolvem
relações entre este processo e o seu modo de pensar projetos. Para verificar esta
hipótese foi realizada uma revisão bibliográfica, na qual pesquisamos os diferentes
aspectos do Design Thinking e do colecionismo descritos na literatura, tais como
suas formas, características, metodologias e processos. Posteriormente, foi feita
uma pesquisa qualitativa realizada através de entrevistas semiestruturadas com
designers colecionadores para avaliar as relações existentes entre seus modos de
colecionar e projetar. A partir da revisão bibliográfica e das entrevistas, foram
especificadas as relações e características comuns existentes nas práticas exercidas
por designers colecionadores. Desta forma validamos a hipótese e definimos as
relações existentes entre ambas as práticas, demonstrando como projetos
desenvolvidos por designers colecionadores se diferenciam e são influenciados por
práticas colecionistas tanto em seus métodos de desenvolvimento como em seus
processos criativos. Eles constroem narrativas que refletem seus gostos, desejos e
personalidades, sempre se utilizando de duas metodologias paralelas, distintas e
sobrepostas: uma pertencente ao seu universo particular e outra comum ao universo
dos designers colecionadores.
|
|||||||||||||
|