Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: HOMO ECONOMICUS: A MÉTRICA DO PENSAMENTO ANALÍTICO ECONÔMICO DO DIREITO DE RICHARD POSNER
Autor: ALOISIO DA SILVA LOPES JUNIOR
Colaborador(es): ADRIAN VARJAO SGARBI - Orientador
Catalogação: 21/SET/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64064&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64064&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64064
Resumo:
Richard Posner, adepto do critério analítico econômico do direito, parametrizou o desenvolvimento de sua Teoria do Direito na construção das decisões judiciais, elaborando, para tanto, um estudo eivado de elementos interdisciplinares descritos nas ciências jurídica e da economia, buscando, com isso, apresentar um cenário estável e seguro para aplicação do direito. Desta forma, a presente dissertação apresentará, em seu primeiro capítulo os elementos fundamentais das ciências econômicas, em especial seu conceito de eficiência, cujo escopo será essencial para o desenvolvimento do trabalho de Richard Posner. Já em seu segundo capítulo, o trabalho voltará seu olhar para o desenvolvimento e desdobramento do pensamento do autor americano, demonstrando o início de seu processo investigativo até seu giro pragmático, provocado, sobretudo, pelas intervenções e críticas de Ronald Dworkin, chegando, por fim, ao terceiro capítulo no qual o objeto de investigação será o processo de metrificação do pensamento jurídico, demonstrando a teoria da maximização da riqueza desenvolvida por Posner e evidenciando as razões pelas quais o autor renegou o trabalho de Pareto e de Kaldor-Hicks. Em sua conclusão, esta dissertação demonstrará o processo evolutivo do pensamento de Richard Posner, em especial o processo de metrificação da eficiência baseada na maximização da riqueza, que embasará o processo decisório dos Juízes e promoverá, segundo sua visão, a construção da Teoria do Direito.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF