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Título: NEOLIBERALISMO, CIDADANIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO MANIFESTO UMA PONTE PARA O FUTURO À LUZ DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Autor: VALQUIRIA LIMA SOUZA
Colaborador(es): ANDREA RIBEIRO HOFFMANN - Orientador
Catalogação: 25/JUL/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63334&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63334&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63334
Resumo:
Nesta dissertação, analiso os atravessamentos da ordem neoliberal à cidadania e à educação superior, utilizando como estudo de caso o manifesto Uma Ponte para o Futuro, o qual se materializa em políticas públicas como a EC 95/2016 – Teto dos Gastos Públicos. Num sentido macro, a nova ordem do mercado se encontra dispersa no sistema internacional através da globalização econômica, onde as orientações das Organizações Internacionais, como UNESCO, BM e OECD, reproduzem e legitimam suas premissas. Ao chegar no local, por sua vez, a ordem de mercado se transforma, criando um neoliberalismo desde baixo e uma cidadania cada vez mais dilacerada, sublimando-se através da aniquilação do social e desestabilização do acesso a direitos. Dessa forma, esta dissertação se debruça sobre a deterioração, pelo neoliberalismo, dos espaços e territórios do social e do político. Busco refletir: de que forma os discursos presentes no manifesto Uma Ponte para o Futuro afetam e atravessam a cidadania, a educação superior e a universidade? Para tal, utilizo a análise crítica de discurso de Flairclough, que permite uma análise linguística e semiótica dos processos do social e suas práticas interconectadas com a ordem neoliberal globalizada. Investigo, para além de um documento, um cenário político – uma rede de discursos que simboliza um período de aprofundamento de políticas neoliberais – marcado pela perda e/ou diminuição do acesso a direitos coletivos, como a cidadania e a educação superior.
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