Título: | EDUCAÇÃO SEXUAL COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO AO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES | ||||||||||||
Autor: |
SYLVIA NIKITSKAJA B MANIAUDET |
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Colaborador(es): |
ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA - Orientador |
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Catalogação: | 10/JUL/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63136&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63136&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63136 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Devido ao tabu que se encontra ao abordar educação sexual como estratégia
de prevenção ao abuso sexual, torna-se relevante entender o que crianças,
adolescentes e responsáveis sabem e pensam sobre esse assunto. Nessa direção, a
presente dissertação teve por finalidade identificar e analisar sentidos atribuídos por
famílias atendidas no projeto Talentos do Tatame, em Petrópolis, acerca da
educação sexual de crianças e adolescentes. Além disso, identificar se e como
campanhas de prevenção ao abuso sexual atingem crianças, adolescentes e
familiares; analisar resistências à temática da educação sexual nos espaços de
socialização de crianças e adolescentes e verificar a existência de diálogo, no seio
da família, sobre proteção do corpo como forma de cuidado. De abordagem
qualitativa, a pesquisa adotou como instrumento de produção de dados a realização
de entrevistas semiestruturadas com crianças, adolescentes e responsáveis inseridos
no projeto Talentos do Tatame. Para análise do material empírico produzido,
utilizou-se o método de interpretação de sentidos atribuídos. Os resultados
revelaram que, apesar do tabu que perdura em torno da temática, crianças,
adolescentes e responsáveis têm interesse em conhecer mais sobre educação sexual,
bem como a presença de mulheres como principais responsáveis pelas informações
sobre o cuidado ao corpo. A análise dos dados permitiu conhecer diversas formas
de cuidado a que as famílias atribuem o sentido de ações de prevenção ao abuso
sexual, conferindo-lhes importância.
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