Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: EDUCAÇÃO SEXUAL COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO AO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Autor: SYLVIA NIKITSKAJA B MANIAUDET
Colaborador(es): ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA - Orientador
Catalogação: 10/JUL/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63136&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63136&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63136
Resumo:
Devido ao tabu que se encontra ao abordar educação sexual como estratégia de prevenção ao abuso sexual, torna-se relevante entender o que crianças, adolescentes e responsáveis sabem e pensam sobre esse assunto. Nessa direção, a presente dissertação teve por finalidade identificar e analisar sentidos atribuídos por famílias atendidas no projeto Talentos do Tatame, em Petrópolis, acerca da educação sexual de crianças e adolescentes. Além disso, identificar se e como campanhas de prevenção ao abuso sexual atingem crianças, adolescentes e familiares; analisar resistências à temática da educação sexual nos espaços de socialização de crianças e adolescentes e verificar a existência de diálogo, no seio da família, sobre proteção do corpo como forma de cuidado. De abordagem qualitativa, a pesquisa adotou como instrumento de produção de dados a realização de entrevistas semiestruturadas com crianças, adolescentes e responsáveis inseridos no projeto Talentos do Tatame. Para análise do material empírico produzido, utilizou-se o método de interpretação de sentidos atribuídos. Os resultados revelaram que, apesar do tabu que perdura em torno da temática, crianças, adolescentes e responsáveis têm interesse em conhecer mais sobre educação sexual, bem como a presença de mulheres como principais responsáveis pelas informações sobre o cuidado ao corpo. A análise dos dados permitiu conhecer diversas formas de cuidado a que as famílias atribuem o sentido de ações de prevenção ao abuso sexual, conferindo-lhes importância.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF