Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: HOMENS EM DESCONSTRUÇÃO?: UM ESTUDO SOBRE HOMENS QUE SE REÚNEM PARA FALAR SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE
Autor: LUCAS MACHADO DE MORAIS LIMA
Colaborador(es): MARIA SARAH DA SILVA TELLES - Orientador
GABRIEL BANAGGIA DE SOUZA - Coorientador
Catalogação: 03/JUL/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63074&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63074&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63074
Resumo:
Um estudo de caráter etnográfico e comparativo entre dois grupos de homens que se reúnem para falar sobre masculinidade, sexualidade e gênero através da internet. O primeiro grupo se aproxima dos grupos terapêuticos clássicos, nos quais diferentes indivíduos se reúnem para falar especificamente sobre seus sentimentos mais adversos. O segundo grupo se reúne com a proposta de debater um tema específico, com o objetivo de encontrar nas suas memórias, sensações e comportamentos exemplos que se aproximem do tema em voga. Os dois grupos resultam da luta dos movimentos feministas que incentivam os homens a se reunirem para falar sobre gênero, entender as suas problemáticas e encontrar soluções, afastando-os da figura clássica, generalista e naturalista de vilanesco, relacionando o homem a também parte de um processo histórico e social de construção de um papel social oposto às mulheres, ligado à dominação. As diferentes motivações dos participantes desses grupos estão relacionadas desde a paternidade até sua relação com a pornografia e a traição. Pretende-se contribuir para os estudos sobre masculinidades no Brasil a partir das lentes da Antropologia das Emoções e da Antropologia das Terapias (Favret-Saada, 2005).
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF