Título: | COMPORTAMENTO MULTIGERACIONAL NO MULTIVERSO DE CANAIS SUPERMERCADISTAS | ||||||||||||
Autor: |
BRUNO LEITE DE CASTRO GRIMALDI |
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Colaborador(es): |
JORGE BRANTES FERREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 26/JUN/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63017&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63017&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63017 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O varejo está na era do big data e cada vez mais informações estão sendo
geradas sobre a jornada do cliente. É fundamental armazenar esses dados de jornada
de compra para entender melhor os clientes, a fim de aprofundar o relacionamento
com eles. No entanto, a captura de dados é apenas o primeiro passo, sendo
fundamental a análise dessas informações para segmentar os clientes e oferecer o
que eles desejam. Utilizando uma base real de clientes (em torno de 600 mil clientes
únicos analisados) de uma grande rede de supermercados, este estudo objetivou
entender o comportamento deles em termos de canais a partir de cohorts de
diferentes gerações para variáveis de frequência de compra, total gasto de compra,
total de itens únicos comprados (produtos distintos) e total de itens comprados.
Adicionalmente, também avaliou-se o comportamento de compra para itens de
marca própria e de fornecedor exclusivo do supermercado, com o intuito de
compreender essas diferenças e possibilitar ações mais assertivas em termos de
CRM e marketing para a empresa. Na análise dos dados, descobriu-se que o
WhatsApp foi o canal mais consistente. Os Baby Boomers apresentaram uma maior
propensão ao uso desse canal, enquanto os Millennials e a Geração Z apresentaram
uma menor propensão. O canal digital apresentou diferenças apenas na ótica de
gastos, e o canal físico foi o preferido da Geração X e dos Baby Boomers. Os
Xennials apresentaram comportamento similar à Geração X e Geração Y.
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