Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: VARIÁVEIS ANTECEDENTES DO ENGAJAMENTO AO TRABALHO E DA ADIÇÃO AO TRABALHO
Autor: JOYCE DA CONCEICAO ALVES DE JESUS
Colaborador(es): CLARISSA PINTO PIZARRO DE FREITAS - Orientador
Catalogação: 23/JUN/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62995&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62995&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62995
Resumo:
O Modelo de Recursos e Demandas do Trabalho evidencia que as condições de trabalho são capazes de prever diferentes níveis de bem-estar no trabalho, como o Engajamento no Trabalho e a Adição ao Trabalho, duas formas de alto investimento de energia no trabalho. O Engajamento é a forma de funcionamento ótimo do trabalhador, marcado pelo prazer em trabalhar e a Adição é um sintoma de acometimento à saúde e o tempo investido no trabalho se deve a uma compulsão. Esta pesquisa teve como objetivo identificar a relação em rede entre o Engajamento e a Adição com variáveis apontadas pela literatura como antecedentes: recursos e de-mandas do trabalho, trabalho significativo, autoeficácia ocupacional, redesenho do trabalho, oportunidades de redesenho do trabalho e personalidade. Para isso, foram realizados dois estudos. O primeiro analisou os recursos pessoais e o segundo, os recursos do trabalho. Para análise dos dados, foram realizadas análises de redes com as respectivas variáveis. Sobre os recursos pessoais, o trabalho significativo foi a variável mais fortemente associada ao Engajamento e a extroversão, associada a altos níveis de neuroticismo, apresentou papel importante no desenvolvimento da Adição. Quanto aos recursos e demandas do trabalho, os recursos do trabalho foram os principais antecedentes do Engajamento enquanto as demandas do trabalho foram os principais antecedentes da Adição. O estudo sugere que a principal forma de promover o Engajamento no Trabalho e prevenir a Adição ao Trabalho é o investimento em recursos do trabalho e a redução das demandas de trabalho.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF