Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ASPECTOS NEUROCOGNITIVOS DA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA E DO PENSAMENTO RELIGIOSO: APONTAMENTOS PARA UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Autor: RENATO MATOSO RIBEIRO GOMES BRANDAO
Colaborador(es): JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - Orientador
Catalogação: 21/JUN/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62958&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62958&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62958
Resumo:
A tese aborda criticamente questões conceituais e metodológicas ligadas ao estudo das bases neurais da religiosidade. No intuito de melhor inserir a neuropsicologia da religião em um contexto de estudos interdisciplinares, investigamos, num primeiro momento, as características metodológicas desse tipo de pesquisa, tecendo análises críticas acerca das suas virtudes e limitações. Posteriormente, apresentamos uma hipótese de classificação e uma revisão crítica da produção mais recente no campo. Num terceiro momento, desenvolvemos uma hipótese sobre a importância da prática ritual na evolução de capacidades cognitivas distintivamente humanas. Finalmente, apresentamos o delineamento de um experimento piloto em neurocognição religiosa cuja hipótese de pesquisa articula alguns dos resultados previamente desenvolvidos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF