Título: | MODERAÇÃO DE CONTEÚDO EM REDES SOCIAIS: POR UMA REGULAÇÃO QUE PROMOVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO | ||||||||||||
Autor: |
JULIANA LIBMAN |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARCELO JUNQUEIRA CALIXTO - Orientador CHIARA DE TEFFE - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 12/JUN/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62807&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62807&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62807 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente estudo visa a apresentar uma análise acerca da atividade de
moderação de conteúdo exercida pelas grandes redes sociais, como Facebook,
Instagram e Twitter. Para tanto, inicialmente, serão analisados como as redes
sociais alcançaram o status que têm hoje como grandes influenciadoras do discurso
público e como a atividade de moderação de conteúdo se desenvolveu e se encontra
na atualidade, sendo uma atividade necessária para assegurar o direito à liberdade
de expressão dos usuários, que devem ser resguardos de espaços digitais tóxicos,
com a proliferação de conteúdo ilícito e falso. Em seguida, serão apresentados os
desafios envolvidos na atividade de moderação de conteúdo. Por fim, com base nos
conceitos e problemas apresentados, será feita uma análise da melhor forma para se
regular a atividade de moderação de conteúdo, em consonância com as normas do
Marco Civil da Internet (Lei número 12.965/2014).
|
|||||||||||||
|