Título: | IMPLICAÇÕES DO SEO E DAS MÉTRICAS DE AUDIÊNCIA ÀS ROTINAS PRODUTIVAS EM JORNALISMO | ||||||||||||
Autor: |
GREYCE ELLEN VARGAS NUNES |
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Colaborador(es): |
PATRICIA MAURICIO CARVALHO - Orientador |
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Catalogação: | 06/JUN/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62787&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62787&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62787 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este estudo trata de como as métricas de audiência associadas às práticas de
SEO impactam as rotinas de produção em jornalismo. No contexto da
plataformização, o jornalismo está cada vez mais dependente de métricas e regras
que são definidas, estruturadas, vigiadas e checadas por grandes companhias de
processamento de dados e tecnologia. Desta maneira, esta pesquisa tratou de
entender os conceitos de métrica e de audiência no jornalismo digital para explicar
os processos impostos às rotinas produtivas para que as notícias sejam meios de
promoção de resultados de crescimento de audiência. Além disso, sobre SEO,
foram trabalhados o conceito e as práticas para que as regras de ranqueamento de
conteúdos pudessem ser analisadas junto com as consequências que essas regras
impõem às rotinas de produção em jornalismo. Esta tese tem a Economia Política
da Comunicação como subcampo de pesquisa e, portanto, examinamos as relações
sociais que compõem as práticas jornalísticas ligadas às métricas de audiência no
contexto do capitalismo. Os principais referenciais teóricos desta pesquisa são
MARX (1983, 2013). BOLANO (2000, 2002, 2004, 2014, 2017), GILLESPIE
(2018), HEINRICH (2011), MEIJER (2019, 2021) e ZUBOFF (2020). Para análise,
foram realizadas 68 entrevistas exploratórias e, posteriormente, seis entrevistas em
profundidade. Como indicações conclusivas, esta tese defende a regulação da
indústria de dados sobre as operações no mercado de notícias e também colocamos
como proposta a discussão da ética do algoritmo do Google.
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