Título: | DE AUSCHWITZ À FAVELA, UM DIÁLOGO ENTRE JOHANN BAPTIST METZ E O RAPPA: MEMÓRIA, NARRAÇÃO E SOLIDARIEDADE: SÓ MISTURANDO PRA VER NO QUE VAI DAR | ||||||||||||
Autor: |
SERGIO OVIDIO WERMELINGER GOULART |
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Colaborador(es): |
MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER - Orientador |
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Catalogação: | 05/JUN/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62768&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62768&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62768 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta dissertação fundamenta-se no pensamento de J. B. Metz, especialmente
na sua concepção de Teologia Política em diálogo com o mundo, ou melhor, a Nova
Teologia Política como instrumento útil para a Igreja em saída. O autor ressalta a
dimensão dialética na teologia para assimilação das perguntas feitas pela
modernidade ao cristianismo, oportunidade de responder ou dialogar, em
contraposição às tendências de fechamento e resistência à supostas ameaças. A
Teologia Política propõe aproximação do cristianismo com a sociedade atual, assim
ousamos provocar este diálogo e o encontro com a arte musical do grupo O Rappa.
As noções de memória, narração e solidariedade estruturam a pesquisa,
acompanhadas da questão fundamental do sofrimento das vítimas inocentes contra
a perversa ideologia dos vencedores. Tais temas demonstram a versatilidade e o
potencial da teologia de Metz no encontro com a letras do grupo. Trata-se de um
texto dissertativo em que iniciamos apresentando a banda brasileira O Rappa,
mostrando sua origem, raízes, símbolos e códigos. No capítulo seguinte, dedicamos
atenção à Teologia Política de J. B. Metz, uma breve biografia do autor, seguida
dos conceitos teológicos estruturais: memória, narração e solidariedade. No
capítulo final, busca-se a confluência da Nova Teologia Política de Metz e a
musicalidade de O Rappa, na construção do caminho reflexivo e dialogal.
Embasados no pensamento do teólogo, apresentamos as novas possibilidades de
encontro do cristianismo com a sociedade moderna. Sinalizamos, por fim, as
convergências de temas, como exemplo: a injustiça, a desigualdade e o preconceito
– presentes tanto na teologia de Metz como na produção artística de O Rappa.
Supõe-se que este pequeno aceno promovido pela pesquisa possa aflorar novas
reflexões e contribuir para uma teologia memorativa-narrativa-prática
comprometida com seu tempo, solidária com as vítimas e presente no seu mundo,
em afinidade com o pensamento deste notável teólogo.
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