Título: | EDUCAÇÃO SOBRE DROGAS NA ESCOLA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES EGRESSOS DE UM CURSO EAD SOBRE O TEMA | ||||||||||||
Autor: |
ALINE SILVA MACHADO |
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Colaborador(es): |
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA - Orientador |
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Catalogação: | 01/JUN/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62753&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62753&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62753 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Os usos de substâncias psicoativas tiveram ampliação em sociedades
ocidentais a partir do século XIX, tendo alguns se tornado alvo de proibição. Dentro
do tema das drogas, podem ser destacados diversos tópicos relevantes para debate,
como os tipos de uso e as possibilidades de prevenção a riscos relacionados. Riscos
estes que podem ser tanto da esfera individual quanto do âmbito social. Compondo
sua relevância social, o consumo de álcool e outras drogas por jovens leva a uma
defesa do debate deste tema nas escolas. Esta tese objetivou compreender práticas
e concepções de educadores egressos do curso Educação, Drogas e Saúde nas
Escolas, ministrado através da Fundação Centro de Educação Superior a Distância
do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). Os instrumentos de pesquisa foram
questionários aplicados em formulários online e entrevistas semiestruturadas
realizadas também a distância, devido à pandemia de covid-19. Foi feita uma
análise estatística descritiva das questões objetivas do questionário, enquanto as
questões abertas e as entrevistas foram investigadas através da Análise de Conteúdo
(BARDIN, 2016). Foram encontrados educadores que valorizam e utilizam
abordagens dialógicas e se orientam pela perspectiva da redução de danos. Sobre o
desenvolvimento destes trabalhos, foram relatados diferentes empecilhos, como a
dificuldade de estabelecer parcerias por falta de interesse no tema ou receios ligados
a tabus e a tendência para abordagens proibicionistas. Também há preocupações
com possíveis acusações de apologia às drogas, medo de reprovação por parte dos
responsáveis e por parte de agentes ligados ao tráfico de drogas nos entornos das
escolas. Apesar disso, destacaram-se relatos sobre projetos desenvolvidos com
participação ativa e interessada dos estudantes. Estes projetos foram influenciados
pela formação em educação sobre drogas, apresentando indicadores de qualidade.
Destaca-se, porém, sua dependência das iniciativas individuais dos educadores, que
não possuem respaldo institucional e de políticas públicas para formação
continuada no tema para o trabalho em si.
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