Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: PREENCHENDO A LACUNA ENTRE ALEXITIMIA E PREJUÍZOS SOCIOEMOCIONAIS: EM DIREÇÃO A UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Autor: BRUNO MACIEL DE CARVALHO P SALLES
Colaborador(es): DANIEL CORREA MOGRABI - Orientador
Catalogação: 30/MAI/2023 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62737&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62737&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62737
Resumo:
A presente tese teve como objetivo estabelecer um quadro teórico e empírico para desenvolver programas de intervenção para a alexitimia, uma condição relacionada com prejuízos socioemocionais. A tese é composta por quatro artigos. O artigo 1 validou uma versão adaptada do Bermond–Vorst Alexithymia Questionnaire (BVAQ) para o português brasileiro, mostrando que o TAS-20 e o BVAQ-BR medem diferentes aspectos da alexitimia. O artigo 2 validou a escala de precisão interoceptiva (IAS) adaptada para o português brasileiro, destacando a correlação negativa entre a precisão interoceptiva e alexitimia, sintomas de TEA e síndromes disfóricas. Os artigos 1 e 2 forneceram ferramentas confiáveis para avaliar alexitimia e acurácia interoceptiva no Brasil, mostrando seus potenciais benefícios na identificação de fatores de risco para transtornos psiquiátricos. O artigo 3 realizou uma revisão sistemática do impacto das intervenções baseadas em DBT na alexitimia, indicando a eficácia de tais intervenções na melhoria das habilidades de processamento emocional, embora as intervenções que incorporam princípios de outros tratamentos tenham sido mais eficazes. Por fim, o Artigo 4 explorou a relação entre alexitimia e empatia, revelando os aspectos multifacetados dessa relação. A tese propõe uma estrutura robusta para facilitar o desenvolvimento de programas de intervenção para alexitimia.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF