Título: | O USO DA WASI PARA AVALIAÇÃO DA INTELIGÊNCIA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO | ||||||||||||
Autor: |
RODRIGO GONZALEZ RIBEIRO |
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Colaborador(es): |
HELENICE CHARCHAT FICHMAN - Orientador |
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Catalogação: | 26/MAI/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62685&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62685&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62685 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Estudos demonstram uma prevalência geral de transtornos mentais na fase infanto-juvenil que acarretam prejuízos significativos quanto ao funcionamento intelectual. Neste sentido, o objetivo desta Dissertação foi investigar o perfil intelectual de crianças com transtornos psiquiátricos e neurodesenvolvimento que se encontravam em acompanhamento médico no momento da avaliação. Assim, buscou-se analisar o Quociente de Inteligência (QI) destes pacientes à partir de grupos etários; além de avaliar a sensibilidade da Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) para auxílio diagnóstico de pacientes autistas. Verificou-se que o QI diminuiu com a idade, sendo impactado principalmente pelo funcionamento executivo (t=-2.91; p=.004); que o QI foi capaz de diferenciar pacientes autistas desta amostra quando comparado a um grupo controle (AUC=0.831); e que a WASI demonstra relevância para auxílio diagnóstico.
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